INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quarta-feira, 17 de julho de 2013

Torta de limão

Até agora, ainda não tinha conseguido enrolar uma torta por falta de um tabuleiro adequado. Contudo, encontrei um tabuleiro com a medida certa por três euros, pelo que aproveitei. Estreei-o então ao sabor da estação com uma torta de limão com recheio de lemon curd (coalhada de limão, em Português). A apreciação dos outros varia consoante o seu gosto pelo ácido ou pela falta dele. Por estes lados, nem um dia durou.

Ingredientes:
5 ovos
5 colheres de sopa de açúcar
5 colheres de sopa de farinha sem glúten (usei Doves Farm Self Raising Flour que já traz fermento e goma xantana)
Raspa de meio limão

Prepare com antecedência o lemon curd, de preferência no dia anterior, e deixe reservado.

Separe as gemas das claras e bata-as em castelo. Reserve.

Na cuba da sua batedeira, bata as gemas com o açúcar e a raspa de limão até obter um creme esbranquiçado. Junte a farinha, e misture até esta estar bem incorporada. Junte então as claras em castelo e envolva delicadamente, sem bater.

Unte bem e enfarinhe com um pouco de farinha sem glúten um tabuleiro de 30x28. Coloque a massa no tabuleiro, abane ligeiramente para que fique bem distribuída e bata levemente de modo a eliminar qualquer bolha de ar que se possa ter formado. Leve a forno pré-aquecido a 180ºC durante 15 minutos até a massa estar ligeiramente dourada.

Retire, deixe arrefecer um pouco até o bolo descolar dos lados, e desenforme sobre papel vegetal polvilhado com açúcar em pó. Cubra com o lemon curd e enrole com a ajuda do papel. Pode colocar numa torteira e servir, ou esperar que arrefeça numa rede.




2 comentários:

Cozinhar sem Lactose disse...

Ora aí está uma coisa que nunca faço - tortas! Tenho os utensílios adequados, mas quando vou a enrolar... partem-se todas! Tenho que voltar a tentar, esta receita parece bem simples.

Cozinhar sem Lactose disse...

Ps Hoje tenho no blogue umas bolachas sem glúten que são um espanto! Quando puderes dá uma olhada:

http://cozinharsemlactose.blogspot.pt/2013/07/bolachas-de-amendoa-chocolate-e-laranja.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...