INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



domingo, 19 de maio de 2013

Pão de forma sem glúten, sem leite

A minha forma de pão de forma estava a ganhar ferrugem, pelo que decidi comprar uma nova. Deste vez não precisei de encomendar fora de Portugal, pois encontrei-a aqui. Precisava também de uma receita nova para pão de forma que não levasse leite, pelo que achei que esta receita fosse uma boa alternativa. Funcionou... A nível da forma e da receita, especialmente se considerar que não usei uma mistura comercial: o pão feito há 24 horas continua como se estivesse fresco. Não sei se foi da substituição da goma xantana pelo CMC (uma dica que vi no grupo Viva Sem Glúten do Facebook), mas foi uma boa aposta.

 
Ingredientes:
280 gramas de farinha de arroz
120 gramas de polvilho doce
50 gramas de farinha de grão de bico
1/2 colher de sopa de CMC (ou goma xantana, caso não tenha CMC)
1 ½ colher de chá de sal fino
1 ½ colher de sopa de açúcar
5 gramas de fermento seco activo
330 ml água morna
2 colheres de sopa de manteiga/margarina derretida
3 claras de ovo
1 colher de chá de vinagre de maçã


Na cuba da sua batedeira, misture bem as farinhas com o CMC, o sal, o açúcar e o fermento. Faça uma abertura no meio e coloque aí as claras, a manteiga/margarina e o vinagre e bata durante alguns minutos até obter uma mistura homogénea. Por fim, junte a água morna e bata em velocidade média durante cinco minutos.


Coloque a massa a levedar num local morno até duplicar de volume. Coloque-a então na forma previamente untada e enfarinhada, retire bem o ar entretanto acumulado e coloque de novo a levedar.

Quando a massa estiver a ¾ da forma, feche com a tampa e ligue o forno a 200ºC. deixe cozer durante 40 minutos, retire a tampa e deixe cozer mais 10 a 15 minutos até dourar. Deixe arrefecer um pouco na forma e retire depois para uma rede de arrefecimento.

 


8 comentários:

LídiaPatricio disse...

ola lipida, e normal a massa ficar agarrada as maos?
tentei fazer na bimby ja diu o resultado.

Lucente disse...

Lídia,
Esta é uma massa muito húmida, necessita mesmo de uma forma, senão é impossível de trabalhar... Caso não tenha uma forma como a que usei, pode usar uma forma de bolo inglês.

Unknown disse...

Quando fala na questão da tampa, ou de cozer sem tampa, refere-se à porta do forno aberta ou fechada? Ou a forma tem uma tampa? Obg.

Lucente disse...

Sandra, é mesmo a tampa da forma: o pão de forma tem uma forma especial com tampa. Pode ver no post onde aquirir uma, através do link disponível.

Unknown disse...

Ahh pronto! Assim faz sentido. Já vi o link da Puratos mas não vi nenhuma forma com tampa, daí ter questionado. Obrigada

joana disse...

Ainda não experimentei fazer pão de forma no forno, mas gostaria muito de experimentar. vi no link formas de diversos tamanhos, qual seria o adequado para esta receita e outras que aqui já vi? não queria comprar uma que ficasse "encostada" em casa...obrigada!

joana disse...

E já agora, será que dá para usar o fermento seco da Schar?

Lucente disse...

Joana, a minha forma é a de 250x100x100. Quanto ao fermento, pode sim usar o da Schar, nunca usei mas suponho que sejam semelhantes. Eu compro o da Doves Farm porque fica mais em conta e funciona rápido.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...