INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



terça-feira, 11 de setembro de 2012

Má rotulagem

Encontrei recentemente tortilhas de milho da marca Cantina Mexicana à venda com um grande "Gluten Free" na parte da frente da embalagem. Muito satisfeita, comprei dois pacotes. Quando cheguei a casa, li o rótulo em Português que confirmava a isenção de glúten. Li depois o rótulo original, em Inglês, e qual é o meu espanto quando, logo a seguir à lista de ingredientes, refere-se que aquele produto pode conter vestígios de glúten.
Já enviei um pedido de esclarecimento à empresa importadora no sentido de clarificar esta rotulagem contraditória e, se possível, saber qual o valor em ppm deste produto. Actualizo o post se obtiver resposta.


Clicar para aumentar












Adenda- A empresa importadora enviou-me a seguinte resposta:

"Estivemos a confirmar a situação com o fornecedor e de facto existe a possibilidade de o produtos conter vestígios de glúten devido a contaminações cruzadas. Por esta razão o produto não deverá ser considerado glúten free. Efetuamos desde já a retificação da rotulagem em Português e informamos o nosso fornecedor que não deverá usar a menção “Glúten Free”.
Face ao exposto agradecemos desde já a sua chamada de atenção e pedimos desculpa por algum transtorno que esta situação eventualmente lhe tenha causado."

3 comentários:

Malu disse...

Oi, Lucente!
Temos que ter bastante atenção, já peguei algumas embalagens que tem essa inscrição bem pequena.

Meus pais irão pra Portugal nesta sexta-feira. Vão ficar bem pertinho de vc!

Bjão, Malu.

Lucente disse...

Obrigada Malu! Boa viagem para os seus pais e que regressem com uma mala cheia de docinhos sem glúten para si.

Islander disse...

Isto é muito grave, fez bem em pedir o esclarecimento mas não consigo deixar de pensar se não seria necessário outro tipo de acção como ASAE, actividades económicas, DGS,.. Fico a aguardar desenvolvimentos, obrigado pelo alerta.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...