INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



sexta-feira, 27 de julho de 2012

Top 10


Imagem retirada da Net

Existem várias razões para se iniciar uma dieta sem glúten que não se prendem exclusivamente com um diagnóstico de doença celíaca. É uma opção individual que normalmente só afecta quem a toma, logo não é passível de ser julgada. Isto digo eu e diz a Nicole Hunn do blog Gluten Free on a Shoestring no seu último post que me pareceu muito interessante. Traduzi-o assim como os comentários de alguns visitantes que responderam à questão que ela coloca.

"Top 10 de razões para fazer uma dieta sem glúten

Vou começar este post por dizer uma coisa: seja qual for a sua razão para fazer uma dieta livre de glúten, todos são bem-vindos aqui. Não me cabe a mim julgar. Estou cá para ajudar, através do blog e do livro de receitas (tem uma cópia? O que está à espera?). E se alguém na sua vida não suporta a sua dieta, o problema é dele. Não seu.
Contudo, talvez eu possa julgar um pouco a razão nº 10.

1. Você tem doença celíaca.
2. Um familiar vive sem glúten. Solidariedade!
3. Você tem ou o seu filho tem um transtorno do espectro do autismo.
4. Você sente-se melhor desde que cortou com o glúten.
5. Ninguém deveria comer glúten. Os homens das cavernas não o comiam!
6. Você foi a um naturopata que lhe disse para cortar com glúten e os seus problemas de saúde iriam embora.
7. Você tem uma outra doença auto-imune, tal como a Doença de Crohn, que responde bem a uma dieta isenta de glúten (entre outras coisas).
8. Você é alérgico ao trigo.
9. Você tem tido problemas de fertilidade.
10. Porque a Gwyneth Paltrow faz uma dieta sem glúten.

Porque é que você faz uma dieta isenta de glúten?

"Adoro o teu blog... e ter recebido o teu livro como prenda de aniversário. Como sem glúten por causa da razão nº 1. Desde Outubro que descobrimos que sou celíaca, os meus dois filhos têm a doença celíaca, os testes da minha filha foram inconclusivos, e o meu marido é provavelmente sensível ao glúten. Venho a gastar uma pequena fortuna alimentando três adolescentes sem glúten, mas o teu blog ajuda muito! "

"Nós todos fazemos a dieta em casa, porque o nosso filho tem a doença celíaca. É mais fácil não ter o glúten em casa! "

"Razões nº 1, 2 e 7. Totalmente sem glúten durante um ano e meio. A barriga sente-se muito melhor e a psoríase quase desapareceu. O meu filho de 11 anos não tem tantas enxaquecas. Há uma diferença enorme entre ter que viver sem glúten (para não ficar enrolado no chão da casa de banho, com tantas dores, que a morte parece ser uma boa opção) e escolher viver sem glúten porque é a dieta da moda desta semana. Ainda estarão a fazer a dieta daqui a 10 anos? Alguns de nós terão que estar... "

"A fadiga crónica, fibromialgia e, basicamente, sentir-me uma porcaria - todas as minhas articulações a doer, dores de cabeça todos os dias... Tudo se foi agora! Sem glúten, para sempre. "

"Razões nº 2 e 11 (sei que não está na sua lista, mas estou a chamá-lo de" Outros "). O meu marido é sensível ao glúten (razão nº 2), e enquanto eu fiz a dieta com ele, logo no primeiro mês, a acne que tinha desde a adolescência (há cerca de 25 anos!) desapareceu! Li que muitos cientistas dizem que não há uma ligação directa entre glúten e problemas de acne, mas a minha experiência diz o contrário. Quando eu me engano na dieta, a acne regressa, por isso, se não é o glúten que a causa, não sei qual é a coincidência! "

"Tenho várias razões. Tive problemas de pele / alergias a minha vida inteira. A minha cunhada teve um ataque de alguma doença auto-imune não identificada há dois anos atrás. Ela viu os meus braços (que estavam cobertos de feridas por causa de coçar) e disse-me que deveria tentar a dieta sem glúten. Isso assustou-me. Tomei a decisão quando o meu filho tinha pouco mais de um mês de idade. Ele tinha um caso de acne do recém-nascido realmente mau. O dia em que eliminei o glúten, a sua acne desapareceu (eu estava a amamentar exclusivamente). Isso convenceu-me. Estou completamente sem glúten há quase dois anos (menos alguns acidentes). Passei a dormir melhor. As minhas alergias estão melhores. A minha pele está melhor. Não estou tão doente. Costumava ter três a quatro sinusites graves por ano. Desde que iniciei a dieta, tive uma. Foi a melhor decisão que já tomei. "

"Tive sinusites horríveis e alergias de pele durante anos e comecei a dieta sem glúten para resolver essas situações. Ironicamente, seis semanas mais tarde a biópsia da minha filha confirmou a doença celíaca que fez depois de se queixar de dores de barriga e fome extrema (eu pensava que a culpa era dos lacticínios). Acontece que o meu marido que achava que tinha apenas Síndrome do Intestino Irritável assim como a minha sogra, foram também diagnosticados. Desde que iniciei a dieta, há já 18 meses que não uso a medicação para a asma e as dores de barriga da minha filha são muito menos frequentes! Para a vida... não por moda. "

6 comentários:

Ana V disse...

Eu faço, primeiro, porque a minha filha é celíaca e, segundo, porque descobri que me sinto muito melhor com a dieta sem glúten.

Carla disse...

Faço a dieta porque sou celíaca, diagnosticada há já algum tempo... todos os meus sintomas desapareceram depois de iniciar a dieta.

Anónimo disse...

Excelente post, obrigada! Eu sempre sofri de eczema, corri mil dermatologistas, experimentei vários cremes, sem nenhuma solução definitiva. Um dia a médica de família que tinha lido uns artigos (disse ela) informou-me que poderia ser um problema com o glúten... fiz as análises e vieram negativas, mas, em desespero de causa, tentei a dieta na mesma. Nunca mais tive eczema! E nunca mais volto a comer glúten lol.

António

Lucente disse...

Ana, Carla, António, muito obrigada pelo feedback, gosto sempre de saber as experiências de quem vem cá parar.

Unknown disse...

Estou surpresa com a relação entre o gluten e as doenças de pele, tenho dermatite atopica, dermatite de contato, eczema e desidrose sofro mto com isso td iniciei essa semana um tratamento com homeopatia, mas vou procurar um especialia para ter certeza em relacao ao gluten.

Lucente disse...

Letícia, nos problemas de pele os culpados podem ser o glúten e/ou os lacticínios. O ideal seria que fizesse primeiro o despiste para doença celíaca e, caso este viesse negativo, experimentasse a dieta para ver se os seus problemas se resolviam, o que seria então um diagnóstico de sensibilidade ao glúten não celíaca.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...