INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quinta-feira, 21 de julho de 2011

Pizza

Como já referi antes, a oferta de pizzas sem glúten por parte da Telepizza é de louvar e somos clientes. Contudo, não me levem a mal senhores da Telepizza, mas esta receita que encontrei neste blog, é melhor do que a vossa... sem dúvida a melhor pizza que já fiz, até o marido gostou (tenho outra receita na calha para experimentar, mas isso fica para depois). A minha versão, já que não tenho bimby nem muito sucesso com o fermento fresco:

Ingredientes:
40 ml. água morna
7 gramas de fermento seco activo
1 colher de chá de açucar
240 gramas de farinha sem glúten (usei da Special Line, do El Corte Inglés)
60 gramas de farinha de grão de bico
140 ml de leite morno
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de mel

Coloque a água num copo e junte o fermento e o açúcar. Misture bem e deixe em local morno para que active o fermento. Quando tiver dois dedos de espuma, reserve.

Entretanto, misture as farinhas numa tigela e deite sobre este preparado o líquido com o fermento. Bater bem com a batedeira.

Num outro copo, junte o leite, o sal, o azeite e o mel e mexa bem até obter uma mistura uniforme. Junte à tigela com a farinha e bata muito bem até formar uma bola de massa. Deixe repousar tapada até que duplique o seu volume.

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Estenda a massa com um rolo, ajudando com um pouco de farinha de arroz para que não se cole à superfície. No entanto, é uma massa fácil de trabalhar, que não parte. Pessoalmente, gosto da massa fina, pelo que esta quantidade de ingredientes dará para duas pizzas de tamanho médio. Escolha então a cobertura da pizza consoante o seu gosto pessoal, coloque num tabuleiro untado e leve ao forno (eu uso a pedra para forno que já mencionei, para lhe dar aquele ar de pizza cozida a lenha). Quando o queijo estiver derretido com um tom dourado, está pronta.





























PS: a minha pedra de forno foi encomendada na Amazon britânica, mas posterior a isso, já encontrei uma "pedra para pizza" à venda nas lojas Casa.

2 comentários:

Ana V disse...

experimentei este fim de semana e realmente é muito boa... como nao tinha a pedra do forno, pus na churrasqueira a grelhar, acho que foi uma óptima ideia- modéstia à parte.

Lucente disse...

Não seja modesta, foi realmente uma boa ideia. Já tinha visto isso aplicado em pizza num blog americano mas como não temos churrasqueira não pude confirmar... até agora.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...