INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



sexta-feira, 8 de abril de 2016

Bollicaos sem glúten 2

Apesar de já ter experimentado uma receita de bollicaos caseiros, quando vi esta nova receita do blog espanhol Tartas Sin Gluten com este aspecto tão irresistível, lá fui eu de novo para a cozinha. A minha versão é quase igual à original, à excepção da inclusão do psílio e do uso de leite de amêndoa e margarina para ser também sem leite. 
Com a massa já nas mãos, lembrei-me que poderia resultar igualmente bem com os lanches de fiambre. E assim foi, esta massa funciona muito bem com este tipo de texturas e já me pus a pensar em que mais a poderei aplicar. Alguma ideia?

Ingredientes:
200 gramas de farinha Proceli (em alternativa a farinha para pão Área Viva do Continente)
125 gramas de farinha Schär Mix B
175 gramas de farinha de arroz Ceifeira
4 gramas de psílio em pó Finax
230 ml de leite de amêndoa Provamel
80 gramas de açúcar
2 ovos
40 gramas de margarina Vitaquell à temperatura ambiente
1 colher de sopa de essência de baunilha
1 colher de sopa de mel
5 gramas de fermento seco
1/4 colher de chá de sal fino
Para pincelar/rechear:
1 ovo 
Tablete(s) de chocolate sem glúten

Na cuba da sua batedeira, misture bem as farinhas com o psílio, o açúcar e o fermento. Abra um buraco no meio e coloque aí leite, sal, mel, os ovos, e a essência de baunilha. Amasse por 3-4 minutos a velocidade média- é importante respeitar estes tempos. Depois, adicione a margarina e volte a bater durante quatro minutos. Forme uma bola e coloque-a numa tigela coberta e deixe levedar uma hora.

Passado esse tempo, coloque a massa entre duas folhas de papel vegetal oleadas e divida-a em porções de cerca de 100 gramas (saem cerca de 10-12 unidades). Com um rolo forme um rectângulo, no meio coloque 3 a 4 quadrados de chocolate e feche bem, para que, ao cozer, este não extravase (para fazer lanches, coloque fiambre a meio do rectângulo e dobre-o depois ao meio). Coloque os bollicaos com a abertura virada para baixo num tabuleiro forrado a papel vegetal e deixe levedar outra hora (de preferência dentro do forno desligado).

Pincele os bollicaos com um ovo batido e leve-os ao forno pré-aquecido a 180° C (calor em cima e em baixo), durante 15-18 minutos, até dourar levemente.

Depois de frios, pode congelar os bollicaos pois ficam como recém-feitos ao descongelar no micro-ondas.

























* O post da receita original traz um passo a passo muito elucidativo.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...