INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Bola de carne sem glúten

Nunca fui grande apreciadora de bolas, mas de lanches sim. No entanto, nunca me tinha interessado em fazê-los. Até que um destes dias, sem saber o que fazer para um jantar mais leve, lembrei-me da bola. A primeira receita que encontrei foi esta e tinha bom aspecto. Interessava-me particularmente o facto da autora dizer que tinha o sabor dos lanches das pastelarias. Fiz então em versão bola, mas realmente sabe mais a lanche... e ainda bem. Para a próxima, faço em versões individuais, mais práticos até para mandar para a escola.

Ingredientes:
500 gramas de farinha sem glúten*
3 gramas de sal fino
5 gramas de fermento seco
75 gramas de banha derretida
2 ovos
50 gramas de açúcar
220 ml de leite/leite vegetal
Charcutaria variada sem glúten: fiambre, presunto, chouriço…
Para pincelar:
1 gema
Leite q.b.

* Farinha sem glúten: 200 gramas Mix B Schar + 100 gramas Proceli + 90 gramas Mix Brot Dunkel Schar + 60 gramas polvilho doce + 40 gramas fécula de batata + 10 gramas de psílio em pó

Na cuba sua batedeira, prepare a “farinha” misturado os diversos elementos listados. Acrescente o sal, depois o açúcar e misture bem, junte depois o fermento, misturando de novo. Abra uma cova no meio e coloque aí o leite e a banha; junte depois os ovos e deixe amassar durante cinco minutos.

Deixe a massa repousar tapada em local seco até que esta duplique de tamanho durante uma hora, pelo menos. Se a puder deixar a repousar durante a noite no frigorífico, ainda melhor.

Quando a massa tiver levedado, estenda-a em forma de rectângulo. Corte-a em três partes iguais e recheie a parte que fica em baixo com a charcutaria da sua preferência. Coloque mais um rectângulo de massa em cima da primeira e recheie de novo, sobrepondo com o último rectângulo.

Pique a bola na superfície e pincele-a com a gema misturada com um pouco de leite. Coloque-a num tabuleiro de forno com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido a 160ºC durante cerca de 25 a 30 minutos.












Esta receita rende 8-9 lanches.
















4 comentários:

Avelã disse...

Gosto bastante de lanches :D por falar nisso, que saudades de um... :P Bola nem me lembro de comer, mas deve ser delicioso também :) De qualquer das formas saber a lanche nunca é mau atributo :D
Ficaram mesmo girinhos, adorei o formato envelope! Deviam estar deliciosos, parecem pastéis gigantes :)

Lucente disse...

É o que dá já não me lembrar de comer um lanche... esqueci-me de que não é suposto fechá-los, para a próxima deixo o recheio a ver-se de lado.
:-)

Unknown disse...

Posso substituir a banha por creme vegetal? Queria muito fazer estas merendas :)

Lucente disse...

Maria, penso que sim, a única coisa que poderá alterar ligeiramente é o sabor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...