INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quarta-feira, 15 de julho de 2015

Pão caseiro

Sabendo a dificuldade que é conseguir fazer um pão sem glúten comestível, quando se consegue uma receita que dá um pão tão bom como o da padaria, a sensação só poderia ser de vitória. Esta receita é dessas. Faço este pão sempre como indicado, não vario muito (só no tempo de levedação) porque "em equipa vencedora não se mexe". Se descobrirem que funciona com menos ou outros ingredientes, venham cá partilhar.


Ingredientes:
200 gramas de farinha Schar Mix B
100 gramas de farinha Proceli
100 gramas de farinha Schar Brot Dunkel
60 gramas de polvilho doce
40 gramas de fécula de batata
6 gramas de psílio em pó
2 gramas de fermento seco
5 gramas de açúcar de côco
8 gramas de vinagre de sidra
530 gramas de água morna
½ colher de sopa de sal fino
3 colheres de sopa de óleo de graínha de uva
50 a 80 gramas de massa velha

Misture as farinhas com o psílio e o fermento na cuba da sua batedeira, até obter uma côr homogénea.

Num outro recipiente, misture a água com o açúcar e o vinagre e verta o seu conteúdo sobre a farinha com a batedeira em funcionamento. Continue a bater e junte depois, primeiro, o sal e de seguida o óleo. Por fim, acrescente a massa velha e deixe bater durante mais cinco minutos.

Tape depois a cuba da batedeira com filme transparente e, preferencialmente, deixe levedar no frigorífico entre 6 a 12 horas. Não tendo essa disponibilidade, deixe levedar em local morno durante, pelo menos, duas horas.

No final da levedação, ligue o forno a 230ºC e coloque aí um pequeno tacho com um fundo de água. Verta a massa para cima de uma folha de papel vegetal polvilhada com farinha de arroz, estenda-a ligeiramente e corte entre 11 a 12 pedaços rectangulares. Espalme-os um pouco, coloque-os num tabuleiro forrado a papel vegetal e leve a forno pré-aquecido a 230ºC durante dez, doze minutos- caso o forno tenha essa opção, com o calor só por baixo. Reduza depois para 190ºC e coloque calor por cima e por baixo durante mais 20 minutos. Desligue o forno, mas deixe a porta fechada durante cinco minutos. Faça depois um arrefecimento gradual. 































2 comentários:

Avelã disse...

Vejo essa dificuldade em muitos casos :P e até desistências, do género «esquece, sem glúten nunca mais comes um pão como deve ser»... Fico contente por ver receitas que são verdadeiramente boas e não só decentes :D não deve ser fácil, às vezes as farinhas são caprichosas e estragam, em sabor ou em textura...
Qualquer dia tenho de experimentar assim :) quero comprar psílio porque tenho alguns usos interessantes em mente, devo encomendar porque no Celeiro o preço até dói :P
A «massa velha» desencoraja um bocado porque não costumo fazer pão e então nunca tenho, mas aposto que vale a pena... portanto tenho de fazer pão 2x numa semana brevemente :D vou bater o meu recorde :P

Ana Pimenta disse...

Avelã, pode congelar a massa velha... é o que faço! Resulta sempre. Veja aqui:http://vidassemgluten.blogspot.pt/2013/02/pao-bijou-e-fermento-caseiro.html Lucente, ótimo aspeto como sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...