INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Sopa de cebola

Ter que fazer uma dieta sem glúten pode ser uma oportunidade para se comer coisas mais saudáveis. Antes da dieta, recorríamos com alguma frequência às sopas da Knorr para cozinhar. Uma delas era a sopa de cebola que, junto com uma cerveja, faz um molho rápido e saboroso para receitas de carne. A cerveja foi facilmente substituída, mas a sopa de cebola não. Logo, tive que arranjar maneira de a substituir; tal aconteceu com uma receita de sopa de cebola de um número da revista Cozinha Prática de Sucesso.

Assim, de vez em quando, faço esta receita em grandes quantidade, divido por vários recipientes e congelo. Quando preciso, está pronta e só preciso da cerveja. A receita é esta:

Ingredientes:
4 cebolas
2 colheres de sopa de manteiga
2 dentes de alho
3 colheres de sopa de farinha sem glúten
1,2 L de caldo de carne
Sal e pimenta q.b.

Corte as cebolas às tiras finas e aloure na manteiga. Acrescente os alhos picados, envolva a farinha e regue com o caldo de carne, mexendo sempre.

Tempere com sal, pimenta e cozinhe durante oito minutos, mexendo ocasionalmente.

Deixe arrefecer, divida em pequenas porções e congele.

A sopa, pronta a usar















2 comentários:

Avelã disse...

Olá! Descobri o teu blog atravéss do POST DOS MOLETINHOS :P haha
... Anteontem fui comprar moletinhos por vontade repentina da minha mãe e lembrei-me de procurar a receita, vim ter aqui. Até achei engraçado porque, apesar de tentar muitas vezes fazer receitas amigáveis quanto a intolerâncias/alergias/restrições alimentares, não pesquisei por nada específico, só os moletinhos, e não estava nada à espera de encontrar uma receita sem glúten... Nestas coisas é difícil. Quando quero alguma receita conhecida há mil e uma versões, mas quando são doces ou comidas mais tradicionais e regionais (i.e. que não se extendem ao país/continente/mundo quase todo) mal encontro receita, quanto mais sem glúten! E blogs estrangeiros têm o problema do OH QUE BOM faltam-me metade dos ingredientes/para mim massa de bolacha não é comida de infância coisa nenhuma.
...Resumindo, gostei de encontrar o teu blog e já estou a seguir :)
Sobre este post: apesar de a retirada do glúten não tornar as coisas mais saudáveis (para quem não tem problemas com a proteína) acho que uma dieta sem glúten acaba por tornar de facto as pessoas mais saudáveis. Obriga a fazer a própria comida, elimina muuita comida processada e, ao contrário de uma dieta ou reeducação alimentar, veta completamente muitos dos alimentos maus para a saúde que existem, porque a maioria dos doces e coisas não tão saudáveis ou têm farinha ou têm risco de contaminação cruzada. E também porque acho que quem não pode ingerir glúten acaba por estar mais consciente dos assuntos relacionados com a alimentação por pesquisa e interesse próprio... :)
Nunca comi sopas pré-feitas assim, estou mal habituada com a sopinha da vovó ;) haha :P mas há imeenso tempo o meu primo, que era bebé, apaixonou-se por sopas compradas do género. Até acho que há toda uma história relacionada... Essas comidas enlatadas parecem ser muito comuns entre blogs de língua inglesa, raramente encontro receitas em inglês de comida a sério que não levem ingredientes empacotados, molhos ou etc. já feitos,... Uma coisa que parece ser tremendamente popular é «cream of ___ soup» (mushroom/...) :P parece que usam aquilo em tudo. Mas até deve ficar bom, para tanto alarido :) um pouco como o que descreveste... Mas esta versão caseira ainda me parece melhor, deve ser deliciosa :D é engraçado fazer molhos a partir de sopa, ainda que um bocado irreverente de mais para a minha mente tacanha no que respeita à mui tradicional sopa ;) haha
Até já fiz uns cremes com procedimento semelhante a esse. Mas comi-os. :P haha
...até já usei aveia :)
Gostei muito da sugestão! Segui e vou voltar mais vezes, gostava que visitasses também o meu blog: http://cremedeavelas.blogspot.pt/
(também faço bastantes receitas sem glúten, outras com :P não me dá problemas, mas gosto de experimentar e arranjar alternativas. Como já disse no início deste comentário gigante, acho eu :P)

Beijinhos :)

Lucente disse...

Obrigada Avelã pelo simpático comentário, acho que acabaste de ganhar o prémio para o comentário mais longo! Ainda bem que o blogger não limita, gostei de te "ouvir"... Já vi o teu blog, tens umas receitas muito interessantes para quem faz esta dieta.
As sopas da Knorr só serviam mesmo para molhos, era esta e a de marisco. De lá para cá, a knorr já tem produtos sem glúten, mas não neste segmento, pelo que esta receita funciona perfeitamente como substituição e fica um molho muito saboroso, experimenta.
Se fizeres esta receita de moletinhos com glúten, depois diz-me como ficaram, para ver se acertei na mouche ;-)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...