INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



terça-feira, 9 de julho de 2013

Férias italianas


Este blog anda um pouco parado, mas por uma boa razão: férias de Verão. Este ano decidimos passar uns dias por terras transalpinas, sendo que o destino escolhido foi-o, em parte, pela grande disponibilidade de produtos sem glúten em Itália. Além do interesse histórico e cultural, tivemos que ter em conta que poder fazer uma rotina o mais próxima possível ao habitual também é, em si, uma experiência inesquecível. E se nos vamos lembrar sempre das pontes de Veneza, também é certo que nos vamos lembrar sempre da pizza sem glúten que comemos em Florença e que rivaliza com qualquer boa pizza com glúten. Assim como nada bate o sorriso de uma criança que pode comer um gelado com cone de bolacha no meio de uma piazza italiana, uma criança que tinha mais de 30 sabores à escolha e que estava indecisa com tantas opções. Tutti senza glutine!

Para fazermos um roteiro sem glúten, foi essencial a consulta do site da Associação Italiana de Celíacos (AIC), onde se pode pesquisar quais os locais de restauração onde se pode comer sem glúten, através do seu projecto “Alimentação Fora de Casa”. Também encontrei várias informações em blogs, pelo que acabei com um ficheiro de quatro páginas com locais de interesse para quem segue uma dieta sem glúten. Faço então um apanhado dos sítios que visitamos:

Veneza
O Hotel que a agência de viagens marcou em Veneza foi o hotel Tintoretto, de três estrelas, simples, mas numa localização óptima visto que se situava junto a um supermercado Billa, a uma gelataria Grom e uma loja de produtos para celíacos chamada Mea Libera Tutti. Esta pequena loja, perdida nas ruelas de Veneza, é um ponto de referência e deve ser a primeira paragem para quem faz uma dieta sem glúten visto que os donos, pais de um menino celíaco, simpaticamente indicam quais os locais seguros para comer.
Vendem também cones de gelado sem glúten que pedimos para usarem na gelataria Grom; aparentemente isso era contra as regras, mas a senhora que nos atendeu engraçou com os miúdos e recheou-os com o gelado da sua preferência (esta cadeia de gelatarias tem um poster que identifica os alergénios nos seus produtos, mas não disponibiliza cones sem glúten).
Ficamos também fãs da cadeia de gelatarias Stickhouse, onde todos os gelados são sem glúten e muitos sem leite, sendo que quase todos os gelados são servidos em pauzinho, como se fossem um epá ou perna de pau.
O hotel não estava na lista dos hóteis sem glúten de Veneza, mas solicitamos pequeno-almoço apto aquando da reserva e, de facto, colocaram alguns doces sem glúten na nossa mesa. Levámos então pão que tínhamos comprado na Mea Libera Tutti.
Para comer sem glúten, Veneza não tem tanta oferta como outras cidades italianas, mas, ainda assim, conseguimos fazer todas as refeições em segurança:

Da Poggi, Rio Terrà de La Madalena, 2103 Cannaregio: um pequeno restaurante onde se pode escolher todos os pratos do menú, à excepção dos fritos, sendo que os pratos de massa são todos preparados com fusilli sem glúten.
Ristobar San Polo, S.Polo 2024: este local tem um menú sem glúten onde se pode escolher, entre outros, empadas de massa folhada, tortellinis, e tiramisu.
Osteria All’Ombra, Sestiero Cannaregio 5603: um snack-bar com menú sem glúten que disponibiliza as refeições prontas da Schar e Morgan’s; no dia em que lá estivemos, tinham esgotado várias das opções, pelo que acabou por ser uma refeição algo restrita.
Não fomos a este restaurante, mas foi bastante recomendado, apesar de caro:

Florença
Na velha cidade dos Médici, ficamos no hotel Lombardia, outro hotel com uma localização excepcional, perto da estação de caminhos de ferro e vários restaurantes com menús sem glúten. Mais uma vez, o hotel não está na lista de hóteis sem glúten, mas foi-nos oferecido pão, tostas e bolachas aptos à dieta ao pequeno almoço. Aqui não encontramos tantos supermercados como em Veneza, mas, em contrapartida, as opções a nível de restauração são várias:

Ciro and Sons: um restaurante que nos deixou saudades- toda a carta pode ser feita sem glúten e sem leite, nalguns casos. Fomos lá duas vezes porque queríamos experimentar a tão famosa pizza sem glúten, e como era preciso reservar, voltamos no dia a seguir. Confirmamos que a pizza era mesmo muito boa, tão boa que tivemos receio que os miúdos a comessem por ser igual a uma pizza com glúten. Todos os pratos que comemos estavam muito bem confeccionados.
Da Garibardi: este restaurante disponibiliza um menú sem glúten à base de massas e pizzas. A comida é agradável e o serviço é simpático, mas o restaurante anterior está uns degraus acima.
Stare Bene Senza Glutine: é a pastelaria/padaria que todos gostávamos de ter perto de casa- pão, os mais variados doces e salgados, disponíveis na hora, tanto e com tão bom aspecto que o miúdo mais velho queria provar tudo. Só não dá para os intolerantes à lactose pois quase tudo ou leva leite ou leva manteiga.
Antica Gelateria: segundo o meu filho mais velho, o "melhor gelado de chocolate do mundo". Uma pequena e antiga gelataria, mas pronta a servir necessidades modernas, com cones sem glúten e mil e um sabores à escolha.

Havia outras opções que não visitamos por falta de tempo:

Roma
O hotel em que ficamos em Roma não é de todo recomendável, pelo que caso desejem visitar esta cidade, será melhor verificar esta lista de hóteis sem glúten. Tinha contudo a grande vantagem de ficar perto da estação de comboios Termini onde existem dois supermercados: o Conad e o Despar. A nível de restauração, as opções são imensas mas nem todas se situam no centro de Roma.

Pasticceria Napoleoni: a nossa primeira paragem em Roma- igual a muitas pastelarias portuguesas, mas com uma área reservada aos produtos sem glúten. O nosso almoço consistiu então em focaccia, sandes de mortadela e cachorros-quentes, tendo por sobremesa, deliciosas tartes de fruta. As opções eram várias (todas com lactose), a dificuldade estava na escolha. E tudo com um atendimento muito simpático.
Voglia di Pizza: uma pequena tasca moderna onde comemos a segunda melhor pizza de Itália, segundo as nossas humildes pessoas. Pude espreitar na cozinha que a farinha escolhida para a sua pizza tão fina quanto saborosa, é a Mix B da Schar. O atendimento é simpático e os pratos de massa também são bastante agradáveis.
La Pilotta da Mario, Via di Porta Cavalleggeri 35/37 (perto da praça de São Pedro): o menú deste restaurante inclui pratos de massa sem glúten e quaisquer outros que naturalmente não contém glúten. O atendimento é rápido e simpático, mas não está na lista da AIC.
Pantharei: localizado perto do Pantheon, arriscamos neste restaurante que, apesar de estar na lista da AIC, nos pareceu mais virado para os turistas que preocupado com restrições alimentares. Mas, de facto, apresenta um menú sem glúten de massas (usam a marca Le Veneziane) que estavam muito saborosas. O serviço também é simpático e os preços não são muito caros.
Gelateria Fatamorgana: um dos pontos altos gastronómicos da viagem. Visitamos a loja situada perto do nosso hotel, na Piazza Degli Zingari, uma praceta pequenina situada num bairro familiar onde as famílias se juntam para comer gelado. Todos os sabores são sem glúten e muitos deles também sem leite; os cones são sem glúten e sem leite. Há dos sabores mais tradicionais aos mais arrojados, mas todos feitos com ingredientes artesanais. Tão bons que tivemos que repetir.

Outros recomendados, mas que não visitamos:
Buccianti (Via Giustiniani, 18)

Notas soltas:
Parece-nos que há um trabalho muito grande de informação e formação da AIC junto da restauração pois as gelatarias que visitamos exibiam todas os procedimentos da não contaminação: mudança de luvas aquando da preparação do gelado, colheres próprias e, sempre que possível, o recurso a embalagens por estrear de gelado. A cadeia Blue Ice anuncia gelados sem glúten mas perguntamos em duas lojas e em ambas nos disseram que os gelados são engrossados com goma de alfarroba e guar, mas há risco de contaminação cruzada.

Quase todos os supermercados disponibilizam uma área de produtos sem glúten, mas alguns dividem os produtos sem glúten pelas prateleiras "normais" pelo que é preciso estar atento. Ficamos fãs dos produtos sem glúten da Galbusera, principalmente das bolachas de água e sal (que conhecemos no Da Poggi em Veneza), e do pão de forma da Dietary Specials que em nada deve ao Panrico.

A TAP disponibiliza refeições sem glúten; basta mencionar o pedido na altura da reserva. Ficamos agradavelmente surpreendidos com a qualidade das suas refeições sem glúten: para além de sermos servidos primeiro, pareceu-nos que as refeições sem glúten eram melhores escolhas que as opções "normais".




2 comentários:

Susana Fernandes disse...

Ó Meninos!!!

Isso não se faz não podiam só contar e não torturar quemcá passa com estas fotos fantasticas...

Que ricas férias...

Lipita disse...

Obrigada, Lucente pela partilha desta informação preciosa. Que bom, que deve ter sido, comerem em restaurantes as coisas que raramente podemos comer fora, pizzas, massas, bolos e gelados de cone, que delicia. Imagino a felicidade. Bj

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...