INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



sábado, 20 de agosto de 2011

Mais pizza

Uma boa receita de pizza sem glúten é quase tão difícil de encontrar como uma boa receita de pão sem glúten. A comparação com a pizza de trigo é inevitável, mas injusta.O sabor, a textura que o glúten dá não é reproduzível, logo temos que alterar a nossa bitola para aquilo que as farinhas sem glúten podem oferecer. São produtos tão ou mais saudáveis do que o trigo e, mais importante, não destroem o revestimento intestinal, logo não causam mal-estar e doença. Parece-me uma boa troca. Á luz deste pensamento, esta é uma boa receita de pizza (ou de pão tipo pitta, como se pode ver aqui).

Ingredientes:
95 gramas de farinha de aveia sem glúten
95 gramas de farinha de arroz integral
95 gramas de farinha de arroz
1 colher de chá de sal
6 gramas de fermento seco activo
1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas
180ml água morna

Misture as farinhas, o sal, o fermento e as sementes de linhaça até estarem muito bem combinadas. Adicione cerca de 150ml da água na mistura de farinhas e bata bem com uma colher grande. A massa vai estar seca e arenosa ainda, logo tente apertá-la entre as mãos, para ter uma ideia de como está. Adicione mais água salpicando-a, e use as mãos para trabalhar a massa. Vá adicionando água de cada vez até obter uma massa macia e flexível. A massa deve colar um pouco às mãos mas não o suficiente para deixar pedaços.

Coloque a massa numa tigela e cubra-a com uma toalha húmida. Coloque-a num lugar quente durante duas horas para levedar. Depois do tempo decorrido cubra a tigela com filme transparente e ponha-a no frigorífico até ser necessário. A massa vai-se estender muito melhor se estiver um pouco fria.

Polvilhe a bancada com um pouco de farinha de arroz. Retire a massa do frigorífico e deixe descansar a temperatura ambiente durante 15 minutos. Retire a massa da tigela, e trabalhe-a entre as mãos um pouco. Divide a massa em dois e forme duas bolas. Polvilhe o rolo com um pouco de farinha e estique delicadamente a massa até formar um círculo e de acordo com a espessura da sua preferência.

Com a massa esticada, coloque a cobertura da sua preferência ou o que o conteúdo do seu frigorífico permitir. Vai ao forno previamente aquecido a 260ºC (de preferência) numa pedra para forno (ou a grelhar, como na receita original). Deixe cozer 10-15 minutos até o queijo atingir uma coloração dourada.



















4 comentários:

Bea disse...

Olá! A aveia não tem glúten?

Lucente disse...

Olá! A aveia não tem glúten mas é contaminada pois é plantada junto a cereais com gluten. No entanto, é possível comprar aveia sem glúten: eu compro aveia no Superbio, e depois trituro, é uma farinha com um sabor suave.

Tamara disse...

Cuidado! Aveia tem glúten sim.
O glúten é uma proteína presente no trigo, aveia, centeio e cevada, e em todos os seus derivados. Existem algumas marcas de farinha importada de aveia sem glúten, mas eu acho melhor prestar bastante atenção.

Lucente disse...

Olá Tamara,
Obrigada pela chamda de atenção. Espero não ter percebido mal mas, pelo que li, a aveia não tem glúten(gliadina), tem avenina, que é uma proteína similar. A maior parte da pesquisa feita indica que a grande maioria dos celíacos pode consumir aveia não contaminada, mas que haverá alguns celíacos, muito sensíveis, que poderão reagir também à avenina. Então a decisão de a consumir deve ser feita numa base individual e mantendo-se as análises negativas após consumo.
Claro que a aveia para celíacos deve ser garantidamente isenta pois pode ser contaminada com glúten se for cultivada junto ao trigo ou nas linhas de moagem. Para o efeito, eu compro a aveia isenta da Hale and Hearty: http://www.halenhearty.co.uk/our_range/products/100__pure_gluten_free_oats/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...