INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



segunda-feira, 27 de junho de 2011

Pãezinhos II

Quando encontrei esta receita aqui, sabia que tinha de a experimentar: o aspecto, a facilidade e rapidez da sua confecção, sem tempo de levedação, foram irresistíveis. Além disso, tinha acabado de receber a pedra para forno que encomendei na Amazon e pareceu-me a oportunidade perfeita para a estrear (posteriormente, encontrei um artigo semelhante, uma "pedra para pizza" à venda nas lojas Casa). 

Ainda bem que o fiz, o sabor é óptimo, e ainda que no dia seguinte estejam algo duros, 30 segundos no micro-ondas bastam para os devolver à sua glória. E comprovei que a pedra funciona: a crosta estava estaladiça, a lembrar o crepitar do pão com glúten, quentinho, a partir-se nas mãos. O miúdo mais velho fez a prova final: comeu dois pães com manteiga de seguida e deu-me logo o recado que era aquele pão que tinha que levar para o colégio. Se ele aprova, eu aprovo.

Ingredientes:
105 gramas farinha de sorgo  
105 gramas farinha de milho painço (millet)
140 gramas fécula de batata
70 gramas polvilho doce
1 1/2colher de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar  
2 colheres de chá de goma xantana
1 colher de sopa de fermento activo seco   
1 colher de sopa de azeite
3 claras
1 colher de chá de vinagre de cidra
240 ml água morna (38ºC)

Na cuba da sua batedeira, combine os ingredientes secos. Adicione o azeite e as claras e misture até incorporar. Junte o vinagre e a quase totalidade da água. Bata por 2 minutos, adicionando o restante da água se necessário até ter uma massa macia.

Usando uma colher de gelado, faça pequenas bolas de massa que deve colocar num tabuleiro untado ou num tapete de silicone.

Coloque o tabuleiro no forno frio. Regule a temperatura para 220 graus e deixe cozer cerca de 25 minutos, dependendo do tamanho dos pães, até estes atingirem um tom dourado escuro. Ao terminar, deixe arrefecer numa rede de arrefecimento.


































5 comentários:

Rose disse...

Nossa esse pãozinho parece delicioso...
Quero tentar fazer, porém não tenho a Pedra de forno, como faço então para ele ficar com essa casquinha crocante, só a pedra dá esse efeito ou isso é dá propria receita?

Lucente disse...

Olá Rose,
Não sei como ficará sem a pedra de forno, visto que só experimentei esta receita com ela. Não tendo a pedra, pode tentar colocar 4 pedras de gelo no forno no início e no meio da cozedura que é um "truque" para dar aquele toque crocante.
Também já vi o Jamie Oliver a usar um pedaço de granito de bancada para fazer pizza no forno, mas ainda deve ser mais difícil encontrar isso. Tente com o gelo, espero que fique bem.

Lucente disse...

Obrigada Margarida! A farinha de milho painço é farinha de millet; já a vi à venda no Celeiro da marca Bauckhof. Nem sempre tem, mas pode sempre encomendar. Realmente, a Coisas Kom Sentido ter fechado é uma pena...

Juca disse...

Olá bom dia, eu não sou intolerante ao gluten, mas sim ao trigo, e já fiz várias tentativas de fazer pão, mas acabo sempre por ficar desiludida pois ficam um pouco duros :( Nesta receita dá para usar a farinha de trigo sarraceno e de arroz?

Obrigado

Lucente disse...

Juca,
O pão sem glúten é um mistério, tem que se ser muito persistente ;-)
Ajuda muito uma levedação lenta no frigorífico durante a noite e se usarmos massa de outro pão como fermento, ainda melhor.
Esta receita é muito rápida de fazer, mas compromete a maciez do pão... Não sei como ficaria com farinha de trigo sarraceno e arroz, é uma questão de experimentar. Se tiver Facebook, entre no grupo Viva Sem Gluten Portugal, tem lá muitas receitas e sempre alguma "padeira" de serviço pronta a ajudar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...