INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quarta-feira, 15 de junho de 2011

Pão de canela


Lembrei-me dos pães de canela que se vendem nas feiras e festas e procurei uma receita para fazê-los em casa, mas sem dar muito trabalho... este livro da Carolyn Humphries tem imensas receitas para a máquina do pão e, tal como esperado, tinha uma receita de pão de canela. O resultado não foi o pão doce das feiras que me recordava, mas ainda assim é um pão agradável, não muito doce, e que sabe bem torrado com manteiga. Parece que vou ter que continuar a procurar a receita do gostinho especial...







Ingredientes:
Secos-
175 gramas de farinha de arroz
100 gramas de fécula de batata
50 gramas de farinha de millet
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de goma xantana
75 gramas de açucar amarelo
50 gramas de amêndoas moídas
1 1/2 colher de chá de canela

15 gramas de fermento seco activo

Molhados-
2 ovos
250 ml leite morno
50 gramas de manteiga derretida
1 colher de chá de sumo de limão

Misture bem os ingredientes secos (com a excepção do fermento). Entretanto coloque o leite na cuba da máquina de pão, acrescente os ovos e bata. Acrescente a manteiga derretida e o sumo de limão. Coloque então a mistura de ingredientes secos por cima do líquido e finalize com o fermento no topo.

Seleccione o programa Pão Doce, 700 gramas e deixe decorrer todos os ciclos com a excepção do último, a cozedura. Eu costumo interromper aqui pois não gosto da forma da minha cuba que deixa os pães com um formato nada prático; além disso, a cozedura na máquina não permite ao pão adquirir um tom dourado. Assim, deve-se retirar a massa da máquina ao terminar a levedação e colocar numa forma de bolo inglês e levar a forno pré-aquecido a 190º C durante 30 minutos. Quando estiver pronto, deixe arrefecer completamente antes de fatiar.



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...