INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quarta-feira, 25 de abril de 2018

Bolo de fubá

Esta receita foi-me dada há bastante tempo, um pouco depois do diagnóstico do Lucas, pela mãe de um menino celíaco. Na altura, em que não havia a abundância de receitas que há hoje, foi uma tábua de salvação, tão simples e segura. Pensei que já a teria publicado no blog, mas apercebi-me que não, pelo que não podia deixar passar a oportunidade de a divulgar. Para quem acha que não consegue acertar com os bolos sem glúten, esta receita é um must.

Ingredientes:
2 chávenas de farinha de milho fina (usei d' A Ceifeira)
1 colher de sopa de fermento em pó
1 1/2 chávena de açúcar
1 chávena de óleo vegetal
1 chavena de leite/bebida vegetal
4 ovos
Para polvilhar:
Açúcar em pó
Canela

Num tacho, coloque a farinha, o açúcar, o óleo e o leite. Em lume brando, faça um creme, mexendo sempre até levantar fervura. Desligue então o lume e deixe arrefecer durante, pelo menos, uma hora.

Depois do repouso, separe as gemas das claras e bata estas últimas em castelo. Junte as gemas ao creme, uma a uma, junte depois o fermento e incorpore, por fim, as claras com cuidado.

Leve ao forno pré-aquecido a 180C numa forma rectangular untada e polvilhada com farinha de arroz e deixe cozer durante 40 a 45 minutos. Depois de cozido, deixe arrefecer e polvilhe o bolo com açúcar em pó e canela, a gosto.

Pode optar por partir em quadrados e servir dessa forma.

























Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...