INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



domingo, 21 de agosto de 2016

Bolas de Berlim sem glúten

A ida à praia, uma actividade tão comum nestes meses, não deveria ser uma frustração. Mas o que há-de sentir a pessoa que tem que fazer uma dieta sem glúten quando vê o senhor das bolas de berlim a passar? Ou resiste à tentação ou faz em casa. Optei pela segunda hipótese e adaptei esta receita: não são as bolas da pastelaria Natário de Viana do Castelo (que seriam impossíveis de reproduzir sem o glúten), mas são bastante macias e saborosas. Felizmente, são um pouco trabalhosas e não é receita para fazer todas as semanas, senão não havia linha que resistisse.

Ingredientes:
5 gramas de fermento seco
200ml de leite/ leite vegetal morno
350 gramas de farinha sem glúten (150 gramas de farinha panificável Continente Area Viva+100 gramas de farinha Schar Mix B+50 gramas de polvilho doce+45 gramas de farinha Schar Dunkel Brot+5 gramas de psílio em pó)
60 gramas de manteiga/ margarina à temperatura ambiente
50 gramas de açúcar
Raspa de 1/2 limão
1 pitada de sal fino
1 ovo L
1 colher de sopa de aguardente
Óleo vegetal
Para polvilhar:
Açúcar
Canela em pó

Na cuba da sua batedeira, prepare a mistura de farinhas sem glúten com os ingredientes indicados, mexendo bem até obter uma mistura homogénea. Acrescente o fermento, o açúcar e a raspa de limão. Junte depois o leite, o ovo, a aguardente e o sal. Bata até formar uma bola e acrescente depois a manteiga/margarina amolecida, batendo de novo mais 3 ou 4 minutos.

Coloque a massa numa tigela tapada com película aderente e deixe levedar a frio, no frigorífico, preferencialmente durante a noite ou, no mínimo, 3 a 4 horas.

No final desse período, estique a massa com um rolo e, com a ajuda de um copo, corte círculos. Deixe-os levedar em local morno, 30 minutos a uma hora. 

Frite em óleo abundante e quente a 170°C- não deixar aquecer demasiado para não queimar as bolas. Coloque 3 a 4 bolas de cada vez na frigideira e gire-as para dourarem de forma uniforme.

Deixe-as escorrer em papel absorvente e passe-as ainda quentes pelo açúcar e canela em pó. Quando arrefecerem, faça um corte com uma tesoura no meio de cada bola e recheie com o creme pasteleiro com a ajuda de um saco de pasteleiro com bico de estrela.

Rende 12 unidades.

Creme pasteleiro:
250ml de leite/ leite vegetal
75 gramas de açúcar em pó
35 gramas de Maizena
2 gemas de ovo
1 ovo inteiro
1 casca de limão

Misture o açúcar com a Maizena e junte-lhe 50ml do leite, batendo com a vara de arames. Junte depois o ovo e as gemas e misture bem até obter um líquido sem grumos. Reserve.

Ferva os restantes 200ml de leite com a casca do limão- retire-o do lume, junte-lhe a mistura com os ovos, retorne ao lume e mexa energicamente sem parar com a vara de arames até obter um creme espesso. Ponha num prato, tape com película transparente e deixe arrefecer.













2 comentários:

Anónimo disse...

Estão fantásticas!Já agora,porquê o psílio?

Lucente disse...

O psílio faz as vezes do glúten: a massa mantém-se fofa e húmida, é imprescindível para uma boa textura.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...