INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quarta-feira, 11 de março de 2015

O que é o glúten?

A revista online New In Town (NIT) saiu à rua para fazer um vox pop sobre os conhecimentos dos portugueses sobre o glúten, agora que esta proteína anda nas bocas do mundo, tal como já o tinha feito Jimmy Kimmel no ano passado. O resultado não é muito animador, como seria de esperar: eu própria só ouvi falar no glúten quando chegou a altura de dar papas ao ao meu filho. A única diferença é que, com a moda da dieta sem glúten para emagrecer, a maioria das pessoas associa esta proteína a algo que engorda, ou aos hidratos de carbono. 

Pode-se perguntar qual a relevância de saber o que é o glúten para quem não tem que fazer uma dieta sem glúten ou não estuda Nutrição. Há hoje um excesso de informação e cada um filtra a que mais lhe interessa. Os celíacos e os sensíveis ao glúten conhecem-no por necessidade; quantas outras proteínas existem que desconhecemos só porque não nos fazem mal? O vídeo está giro de ver, mas acaba por não acrescentar muito.

Imagem do vídeo NIT

1 comentário:

Avelã disse...

Por acaso é engraçado... Acho sempre interessante, especialmente quando são estas coisas que andam na boca do mundo - e afinal de contas ninguém sabe o que é. Aliás, acho que a maioria das pessoas iria negar peremptoriamente a afirmação «o glúten é uma proteína». Não deixa de ter o seu quê de absurdo. Nunca o acesso à informação esteve tão generalizado, e ainda assim as pessoas sabem o que ouvem e mais nada. É previsível a resposta de quem não contacta de perto... «É uma coisa que está nos hidratos de carbono e no pão e engorda». :P mas o mesmo se passa com outros conceitos aparentemente populares e conhecidos - incluindo hidratos de carbono, proteínas, gordura, calorias, insulina, etc. Da fama só se tira o preconceito, o que não ajuda muito...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...