INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



segunda-feira, 9 de junho de 2014

Bolo de batata-doce e laranja

Mais uma receita que obteve apreciação global: bolo de batata-doce e laranja. Como tinha algumas batatas-doces a precisar de uso, procurei na Internet uma receita que as tivesse como ingrediente. Quando encontrei esta, não hesitei em converter para sem glúten, até porque metade da farinha já era Maizena. Ficou um bolo com um intenso sabor a laranja e uma textura suave e húmida. E, também muito importante, fácil e rápido e apto para dietas sem lacticínios. 

Ingredientes:
5 ovos L
175 gramas de açúcar fino
350 gramas de batata-doce cozida
Raspa e sumo de 1 laranja
70 gramas de farinha Doves Farm White Self Raising
70 gramas de farinha Maizena
(acrescente ½ colher de chá de goma xantana e 1 colher de chá de fermento em pó caso opte por uma farinha que não tenha estes dois ingredientes)

Descasque e coza a batata-doce; quando estiver cozida, reduza-a a puré. Deixe arrefecer.

Separe as gemas das claras e bata estas últimas em castelo. Reserve.

Na cuba da sua batedeira, bata as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Junte a batata-doce e a raspa da laranja. Misture as farinhas e adicione-as ao preparado anterior. Com cuidado, envolva as claras em castelo na massa.

Leve a massa a forno pré-aquecido a 160º, em forma untada e enfarinhada (ou então em forma de silicone), durante cerca de 40 a 45 minutos até dourar.

Retire do forno, desenforme e pique o bolo com um palito. Deite o sumo de laranja por cima do bolo, devagar e uniformemente, de modo a que este vá absorvendo todo o sumo.




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...