INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



terça-feira, 16 de junho de 2015

Bolo Maimón

Este bolo que encontrei em sites espanhóis prima pela simplicidade dos ingredientes: nada mais leva de farinha a não ser Maizena. Uma receita típica de Salamanca, era usada principalmente nas festas de casamento. Usei o forno para cozer o bolo, mas, como podem ver aqui, tradicionalmente era cozido na panela de pressão (aparelho que ainda não possuo). Fica um bolo alto, fofo e simples, logo capaz de agradar até aos gostos mais "apurados", com a vantagem extra de ser sem glúten e sem lacticínios. 

Ingredientes:
4 ovos
200 gramas de Maizena
175 gramas de açúcar em pó
Raspa de 1 limão
1 colher de sopa de aguardente (opcional)
1 pitada de sal
Açúcar em pó para polvilhar

Separe as gemas das claras e bata estas últimas em castelo. Reserve.

Entretanto, bata as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado e junte depois a raspa do limão e a aguardente. Acrescente então as claras em castelo, misturando com cuidado. Por fim, junte a maizena peneirada, também em movimentos suaves para não desmontar as claras.

Coloque a massa numa forma de buraco untada com azeite e polvilhada com farinha de arroz e leve ao forno pré-aquecido a 160ºC- 170ºC, com ventilação, durante 30 minutos. Atenção que a forma deve ser suficientemente grande pois a massa cresce muito. No final desse tempo, deixe a forma permanecer no forno com o calor desligado mais 5 a 10 minutos para o bolo não abater, abra depois a porta um pouco e deixe ficar mais 5 minutos.

Desenforme depois e deixe arrefecer numa rede. Polvilhe, por fim, com açúcar em pó.










6 comentários:

Ana Filipa Costa disse...

Que curioso cozer bolos na panela de pressão, nunca tinha ouvido falar de tal técnica :)
O bolo deve ser delicioso!

Beijinhos
Ana Filipa Costa || Petiscana

Lucente disse...

Pois é, também desconhecia, mas acredito que fique mais húmido sendo cozido na panela de pressão.

Avelã disse...

É bom quando as coisas são naturalmente sem glúten :) cozido na panela de pressão é engraçado, não imagino um bolo a ser feito na panela de pressão :P fui ver e achei muita piada à maneira como foi feito! Ainda que me faça impressão não ter água :P
Eu gosto muito destes bolos simples, fofinhos e com um sabor elementar e absolutamente delicioso :D e parece meeesmo fofinho, a julgar pelas fotos e reputação! Adorei ver :) e tenho de experimentar! Talvez até na panela de pressão :)

Lucente disse...

Se experimentares na panela de pressão, põe no blog ;-)

Jovem Cidadão disse...

É possivel rechear esse bolo?

Lucente disse...

Sim, Jovem Cidadão, mas com cuidado pois é muito fofo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...