INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quarta-feira, 18 de maio de 2011

Pão, pan, pain, pane, brot, bread...

Eureka! Cheguei ao pão sem glúten que reproduz (quase) na perfeição o pão dito normal. Pelo menos, eu estou satisfeita... e como uma imagem vale mil palavras:












Pão Bijou
Ingredientes:
14 gramas de fermento seco activo
600 ml de água morna
1 1/2 colher de chá de sal
530 gramas de farinha sem glúten
1 clara de ovo levemente batida com uma colher de sopa de água

Pré-aqueça o forno a 230 graus. Polvilhe o seu tabuleiro com farinha de milho (opcional caso use tapetes de silicone) e reserve.

Num copo, misture o fermento e 120 ml de água morna para activá-lo e deixe descansar por cinco minutos ou até que se forme 2cms de espuma.

Na tigela da sua batedeira coloque a restante água, junte o fermento e acrescente depois a farinha e o sal, e bata na velocidade alta durante cinco minutos.

A massa, que deverá ter a consistência de um creme espesso, deverá ser colocada em colheradas no tabuleiro. Com as mãos molhadas, modele as colheradas de massa até ficarem redondas. Deixe levedar por 15 a 20 minutos e pincele com a mistura de clara de ovo com água.

Coloque no forno, enquanto põe aí também 4 cubos de gelo, ou um pequeno tacho de água fervida, ao fundoCoza por 20 minutos, a 230 graus.

Passado esse tempo, reduza para 190 graus e coloque mais 4 cubos de gelo. Deixe cozer por mais 10-15 minutos. A crosta deve ficar dourada e sólida. Deixe arrefecer numa rede para bolos.


A massa depois de batida





Os pães antes de irem ao forno

A leitora Damares Bernardo experimentou
esta receita e gostou tanto que quis partilhar
os seus lindos pães. Obrigada Damares!










6 comentários:

Odalinja disse...

Parabéns! Têm bom aspecto ;-)

Lucente disse...

Obrigada! E sabem bem, também.

Patrícia disse...

Oi querida Lucente, desculpe a minha ignorância, mas não entendi onde colocar os cubos de gelo ou a água morna... Poderia me explicar? Minha forma é de alumínio normal. Amei a imagem do pão. Tenho intolerância ao glúten e estou a procura de uma boa receita de pão para matar a saudade do pão francês. Obrigada! Meu e-mail: pcezarette@gmail.com

Lucente disse...

Olá Patrícia,
O gelo (ou uma panela com água quente) coloca-se dentro do forno, no fundo em baixo- é uma forma de criar vapor no início da cozedura o que irá garantir uma crosta estaladiça.

Anónimo disse...

Olá!
Qual mistura de farinhasvc usou nesse pão?

Lucente disse...

Anónimo, se fizer um clic na frase "farinha sem glúten" que está a azul claro, abre-se a página com a receita da mistura de farinhas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...