INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quarta-feira, 18 de maio de 2011

Na ponta da pistola

O ano passado descobri o Dispára-Biscoitos. Primeiro nos fóruns do Pink Blue, depois em blogs; por coincidência, ofereceram-me um destes aparelhos que se partiu na segunda utilização, exactamente na mesma altura em que o Lidl os colocou em promoção (era certamente o destino a tentar-me...). Tenho então em casa um destes:



















O desafio foi tentar adaptar as inúmeras receitas que encontrava em blogs nacionais para as caprichosas farinhas sem glúten. Entretanto descobri que este tipo de bolachas, em Inglês, se chamam "spritz cookies" e depressa cheguei a esta receita sem glúten.  Tenho feito esta receita tal como a vi, acrescentando por vezes erva-doce e canela para lhes dar um sabor mais "exquisito", como diriam os nossos hermanos. Falta-me experimentar fazê-la com a mistura panificável que tenho referido nas últimas receitas postadas, só para ver se as bolachas se disparam melhor pois, às vezes, a massa tem tendência a colar ao cano do aparelho.

Bolachas Disparadas

Ingredientes:
150 gramas de açúcar
230 gramas de manteiga
1 Ovo
1 Colher de chá de essência de baunilha
1 / 2 Colher de chá de essência de amêndoa (ou mais baunilha)
230 gramas de farinha de arroz
85 gramas de fécula de batata
40 gramas de polvilho doce
1 / 2 Colher de chá de goma xantana
1 / 2 Colher de chá de sal

Numa tigela (ou, como eu faço, no robot Kenwood que me poupa os braços) bata a manteiga e o açúcar por alguns minutos. Raspe as laterais da tigela e adicione o ovo e os extractos. Bata novamente por alguns minutos. Misture os ingredientes secos e adicione-os à tigela. Ligue a batedeira em baixa velocidade para incorporar a farinha. A massa deverá ficar mole mas maleável.

Coloque a massa no dispára-biscoitos com a ajuda de uma colher. Dispare a pistola apoiando-a no tabuleiro e leve os biscoitos a assar no forno a 190º graus por 6-8 minutos. Estarão prontos quando as bordas ficarem ligeiramente douradas.


2 comentários:

Sara CS disse...

Muito obrigada pela partilha! Sou celíaca e acabei de descobrir (em leitura diagonal do blogue) várias dicas que me parecem preciosas. Possivelmente, hei-de colocar umas quantas dúvidas mais tarde (estou sem tempo agora).
Cumprimentos!

Lucente disse...

Obrigada pela visita! Estou sempre pronta para ajudar, pergunte à vontade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...