INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



sexta-feira, 27 de maio de 2011

Estrelas de Bruxelas

Os Speculoos são umas bolachas belgas (que não as "Belgas") que conheci um dia quando me apareceu uma bolacha solítária a acompanhar o chá que tinha pedido no Le Perroquet, um pequeno restaurante no centro de Bruxelas. Alguns anos depois encontro a receita da versão sem glúten no blog Chef Sans Gluten quando estava a pesquisar receitas de massa areada... não resisti a experimentar. Para quem gosta de especiarias, são perfeitos.

Speculoos
Ingredientes:
100 gramas de manteiga mole
100 gramas de açúcar de cana
50 gramas de açúcar em pó
1 colher de sopa de leite
1 gema de ovo
170 gramas de farinha sem glúten
8 gramas de fermento
5 gramas de canela em pó
2,5 gramas de mistura de especiarias (misturar bem 14 gramas de canela, 7 gramas de cardamomo*, 5 gramas de gengibre e 7 gramas de cravinho e guardar num frasco fechado)

Amoleça a manteiga com uma espátula. Adicione os açúcares e misture bem. Junte o leite e a gema de ovo . Entretanto, misture a farinha, o fermento em pó, as especiarias e canela e junte ao preparado anterior. Misture bem.

Coloque a massa em filme transparente e deixe no frigorifico durante, pelo menos, uma hora, duas de preferência.

Pré-aqueça o forno a 170 ° C com a ventoinha ligada (nos fornos que a tem, claro).

Estenda a massa com o rolo até uma espessura de meio centímetro e corte com as forminhas que preferir.  Coloque num tabuleiro com tapete de silicone ou untado e leve ao forno por 15 minutos.
















PS: Hoje é o Dia Nacional do Celíaco- boas refeições sem glúten!

* O cardamomo não é fácil de encontrar: ou se vai a mercearias indianas no Martim Moniz ou ao El Corte Inglés, não sei de mais nenhum sítio que o venda.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...