INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quarta-feira, 16 de março de 2016

Pão no pirex

Ás vezes, há coincidências felizes: quis o Cosmos que surgisse no meu Facebook um link para esta receita, que envolve o uso de um pirex, ao mesmo tempo que completava a caderneta de pontos da campanha Pirex do Continente. Optei pela oferta da caçarola e pensei que nada melhor do que estreá-la com a receita do pão no pirex.

Esta receita, que correu inúmeros blogs espanhóis, prima pela facilidade: a massa vai ao forno tapada, dentro de um pirex, sem levedar. O forno, por sua vez, está frio e liga-se a 200ºC apenas quando se coloca o pirex no seu interior. Numa hora, o pão duplica de tamanho, ganha cor e uma crosta estaladiça. Não há melhor para uma situação de pressa.

Inicialmente, repliquei a receita original, mas, de lá para cá, já apliquei a mesma técnica a outras massas de pão e sai sempre bem- há uma pequena variação na quantidade de alvéolos na massa, mas é sempre um pão que se aguenta macio durante dois a três dias. Obviamente, a nível de sabor não bate aquele que resulta de uma levedação lenta no frigorífico, mas pela sua praticidade e resistência merece nota 20. Fica a dica.





5 comentários:

Sylvie Luzio disse...

Boa tarde ; será que seria possível traduzir a receita ? adorei a ideia mas o espanhol não é o meu forte ! Obrigada!

Lucente disse...

Sylvie, não traduzi a receita porque o essencial é o método de cozedura, já apliquei esta técnica a diferentes receitas e funciona sempre... Tente com a sua receita habitual, não precisa de usar a que está no blog. Caso queira mesmo experimentar essa, pode sempre fazer copy-paste do texto para o Google translate que as traduções não são más, normalmente dá para perceber.

Ana Pimenta disse...

Obrigada pela partilha Lucente. Faço o mesmo (com outras receitas) mas deixo ou na forma do pão de forma ou na panela de ferro e resulta. Isto em especial quando estou em forno alheio (ex férias) e receio a contaminação cruzada.

Jovem Cidadão disse...

Ola. Pode me falar mais sobre levedar o pão no frigorifico? Nunca havia ouvido isso antes.
Tambem tenho um blog de receitas sem gluten se quiser conhecer o link é
http://saboresaudervpelomundo.weebly.com

Beijinhos
Pri

Lucente disse...

Jovem Cidadão, a levedação a frio, quando há tempo para tal, beneficia o sabor e a composição da massa pois as leveduras actuam mais lentamente, degradando melhor todos os componentes e afinando o sabor. Quando há uma levedação rápida, a massa acaba por ter um sabor mais intenso a fermento.
http://www.rootsimple.com/2013/11/why-you-should-proof-bread-in-the-refrigerator/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...