INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quinta-feira, 24 de março de 2016

Ensaimadas sem glúten

A ensaimada é um doce típico da ilha de Maiorca, mas que se come em toda a Espanha. Nós provámo-las há já muito tempo em Menorca, ainda com glúten, e ficámos fãs. O ingrediente chave é a banha, sendo que o seu nome deriva da palavra saim que quer dizer banha em catalão. 

Já tinha recolhido várias receitas para testar, mas quando vi este post da blogger Pikerita, meti as mãos na massa, juntando partes dessas receitas para chegar a esta versão. A ensaimada tradicional não leva recheio, mas há-as com recheios variados, até na versão salgada. Como optei por um recheio doce, reduzi ao açúcar da massa, pelo que se escolherem a versão tradicional devem aumentar a quantidade deste ingrediente.

Ingredientes:
250 gramas de farinha Proceli (em alternativa a farinha para pão Área Viva do Continente)
200 gramas de farinha Schar Mix B
25 gramas de farinha Schar Brot Dunkel
25 gramas de farinha de trigo sarraceno Bauckhof
5 gramas de psílio em pó
5 gramas de fermento seco
2 ovos M
150ml água
150 ml leite/leite vegetal
2 colheres de sopa de banha derretida
60 gramas de açúcar
30 gramas de mel
Banha q.b. à temperatura ambiente
Chila q.b. (marca Segredos do Campo)
Para pincelar:
1 gema
1 colher de sopa de leite/leite vegetal

Na cuba da sua batedeira junte as farinhas, o açúcar, o psílio e o fermento e misture até obter uma cor homogénea. Faça um buraco no meio e coloque aí os ovos, a banha derretida, o leite, a água e o mel. Bata bem, cerca de 10 minutos, até obter uma bola de massa lisa. Cubra a cuba com filme transparente e deixe a levedar em local morno cerca de uma hora e meia, no mínimo (o ideal seria que levedasse durante a noite).

Quando tiver duplicado de tamanho, divida a massa em pequenas porções, forme cilindros com cerca de 30 centímetros de comprimento, e estire cada um entre duas folhas de papel vegetal untadas com azeite- a massa deve ficar o mais fina possível sem romper, tanto quanto esta massa sem glúten permitir. Unte primeiro com a banha e recheie depois a gosto com a chila; enrole até formar um novo cilindro e dobre em caracol.

Coloque as ensaimadas a levedar num tabuleiro forrado a papel vegetal durante 30 a 60 minutos. No final desse tempo, aqueça o forno a 190ºC enquanto pincela as ensaimadas com a mistura de gema e leite. Vai ao forno com calor em cima e em baixo durante 13 a 15 minutos até dourar. Retire-as para uma rede e deixe arrefecer; polvilhe com açúcar em pó quando estiverem mornas.

Rende 10 a 11 unidades.






































Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...