INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Bolo de claras sem glúten

E o que se faz quando sobram claras? Muita coisa, mas neste caso optei por esta receita de bolo de claras. Fácil de fazer, saiu um bolo muito fofo, como se se derretesse na boca, e com um leve sabor a maçã. A repetir, da próxima vez que se acumularem claras na minha cozinha.

Ingredientes:
4 claras
80 gramas de margarina Vitaquell
175 gramas de açúcar mascavado claro
270 g de farinha Doves Farm white self-raising
150 ml de leite de amêndoa Provamel
1 colher de sopa de óleo de graínha
1 pitada de sal
1 maçã ralada

Bata as claras em castelo com a pitada de sal e reserve.

Bata a margarina com o açúcar até obter um creme macio e amarelado. Adicione a farinha, alternando com o leite. Junte depois a maçã e o óleo. Por fim, adicione as claras à restante massa com cuidado e sem bater.

Leve ao forno pré-aquecido a 160°C, numa forma com buraco untada com margarina e polvilhada com farinha, durante 40 a 45 minutos. Faça o teste do palito para confirmar que o bolo está cozido.

Deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.












2 comentários:

Avelã disse...

Por acaso tenho tido muitas claras! Mas como durante a semana por norma não faço bolos tenho de ser criativa :) há imensas opções, fora da doçaria (que a portuguesa é mesmo à base de gemas) têm muito maior utilidade (para mim, pelo menos). Ultimamente a minha escolha tem recaído sobre soufflé, panquecas, mousses de fruta e waffles, mas há imensa coisa, desde bolachas a scones :D
Fui ver a receita e realmente só o texto convence logo :D
Nunca fiz bolo de claras... Não tinha um nome tipo «bolo anjo» ou assim?...
A descrição está de fazer água na boca :) solução perfeita para claras :D
Já estava a ver de onde vinha a maçã, não sabia que tinha :P até ao último ingrediente ficou o suspense - será que a combinação de sabores dá origem a maçã? haha :P já estava a ver que as maçãs eram feitas de farinha, margarina, açúcar e claras e a histórias das árvores era um embuste ;)
Não sei se tens intolerância à lactose ou se alguém da tua família tem (apesar de ter ideia que não, não sei se vi alguma menção num post), mas acho muito bom que faças as receitas também sem lactose :D
O aspecto está delicioso, parece mesmo húmido! E com essas tirinhas de maçã... :D Que bom!

Lucente disse...

Obrigada pelo comentário Avelã. O bolo fica mesmo muito fofo... Por aqui, não temos intolerância a lactose, mas muitos pedem receitas sem leite e não custa tentar criar as receitas sem ele. Na minha opinião pessoal, o leite é perfeitamente dispensável.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...