Comprei recentemente, e pela primeira vez, a revista "Sabe Bem" do Pingo Doce, neste caso, a edição de Junho dedicada às crianças. Estava a folheá-la enquanto esperava na caixa e reparei que a mesma traz um índice remissivo em que indica quais as receitas sem glúten (entre outros elementos ligados a intolerâncias). Nas páginas das mesmas, lá aparecia o símbolo da espiga traçada. Achei muito simpático da parte deles e comprei um exemplar.
Apesar de ser uma receita do Pingo Doce, a receita de hoje não vinha nessa edição, mas bem poderia vir a avaliar pelo sucesso que fez junto das minhas crianças. Fácil e rápida, como eu gosto.
Ingredientes:
280 gramas de farinha
125 gramas de açúcar mascavado escuro (da RAR)
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de sopa de erva doce
120 ml azeite morno
2 ovos + 1 clara tamanho L
1 gema para pincelar
Deite a farinha, o açúcar, o fermento, a canela e a erva-doce numa taça, misture e abra uma cavidade ao meio. Coloque o azeite morno nessa cavidade e mexa bem com uma colher.
À parte, bata os dois ovos mais a clara até estarem desfeitos e junte-os à mistura anterior. Mexa até ligar os ingredientes e depois amasse muito bem com as mãos.
Divida a massa em porções, molde em forma de ferradura e coloque num tapete de silicone ou tabuleiro de forno coberto com papel vegetal. Pincele a superfície dos bolos com a gema desfeita e leve ao forno a 160ºC durante cerca de 20 a 25 minutos.
Sem comentários:
Enviar um comentário