INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Fidalguinhos de Braga

Existe em Braga uma pastelaria que é exímia na fabricação de "Fidalguinhos", um biscoito fino, típico da doçaria local. Pode-se comprá-los em muitos locais na cidade, mas é a Pastelaria São Vicente, centenária, que tem a fama e o proveito de fazer os melhores fidalgos. Como não quis que os meus filhos desconhecessem essas finas delícias, adaptei a receita para a sua dieta, com algum sucesso, modéstia à parte. A nível de sabor são iguais aos tradicionais, mas não os consegui fazer tão finos como na dita pastelaria, em parte, talvez, pela ausência de glúten que impede que a massa estique para além de um ponto, sem partir, em parte, talvez, pela minha falta de prática. No entanto, o essencial permaneceu e os miúdos lá de casa ficaram fãs, e o mais novo até dava pulinhos de alegria de cada vez que lhe dava um para a mão. Pudéssemos nós ser assim tão pequenos de novo e apreciar verdadeiramente os doces prazeres da vida...

Ingredientes:
125 gramas de açúcar
250 gramas de farinha
Canela
Raspa de um limão pequeno
Sal fino
25 gramas de manteiga sem sal derretida
2 ovos

Na cuba da sua batedeira, misture o açúcar com a farinha e acrescente um pouco de canela (o suficiente para não colorir a farinha), a raspa do limão, e o sal (pouco).

Acrescente a manteiga e os ovos e amasse muito bem até a massa formar uma bola. De seguida, enfarinhe a sua bancada de cozinha e, apoiando-se principalmente nas palmas das mãos e não nos dedos, estenda a massa em fios, o mais fino possível, com 20 centímetros de comprimento. Dobre os fios ao meio e torça, formando pequenas tranças.

Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e vai a forno pré-aquecido a 180ºC durante 15 minutos ou até estarem dourados. Retire para uma rede de arrefecimento. Esta quantidade de ingredientes dá à volta de 40 biscoitos.
















Actualização: um dia, tendo apenas um ovo no frigorífico, resolvi fazer na mesma esta receita. Dupliquei a manteiga e usei a farinha Doves Farm Plain White Flour  com um quarto de colher de chá de goma xantana. Resultado: um biscoito ainda mais crocante e saboroso.

1 comentário:

Paula Magalhães disse...

O que eu gosto disso... obrigada pela receita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...