INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A Diva Celíaca

Descobri há uns tempos nas páginas do Facebook a Diva Celíaca (The Celiac Diva). Esta americana tem um site onde se dedica a pesquisar produtos sem glúten assim como empresas que oferecem serviços nesta área, fazendo pequenas reportagens vídeo sobre os mesmos. É como um curto programa de TV em que o tema são as vidas sem glúten, mas na Internet. No seu site ela coloca ainda uma secção de FAQ em que aborda várias temáticas sobre a intolerância ao glúten, muitas vezes sugeridas pelos próprios fãs da sua página no Facebook e preenchidas com as respostas dos mesmos fãs.

Ainda que, em Portugal, não tenhamos acesso à maioria dos produtos e serviços que ela divulga, acaba sempre por ser interessante frequentar a sua página pois há imensa informação útil a circular. É um bocado como a página da APC no Facebook, mas em versão americana. Deixo aqui o texto da sua apresentação no site, traduzido para Português, visto que é também um testemunho interessante.

"Sou a Lauren-Lucille Vasser (sim, Lauren-Lucille é um nome comprido, mas eu gosto), a sua anfitriã no Celiac Diva, e moro em Nova Iorque. Eu sou cristã, uma esposa, uma cantora profissional, hospedeira de eventos, actriz, e uma miúda que adora a sua família. Descobri que tinha a Doença Celíaca a 18 de Março de 2010, o meu aniversário de cura! A Doença Celíaca é uma doença auto-imune que destrói o intestino delgado, fazendo com que o organismo se ataque a si mesmo (resultando em todo o tipo de sintomas loucos e outras doenças), e provoca má absorção de anos a comer glúten. O glúten é uma proteína encontrada no trigo, cevada, centeio e aveia contaminada. O glúten pode ser encontrado em pães, sopas, cosméticos, loções, vitaminas, em toda a parte! Assim que parar de comer glúten, o corpo pode começar a reparar-se. Embora possa levar anos, a dieta é a única maneira de controlar esta doença. Que bênção.

A minha história: há quatro anos e meio atrás, a minha vida mudou num instante quando pensei que estava a ter um ataque cardíaco, uma dor no peito incompreensível. Demorei três anos para obter um diagnóstico de dor no peito: costocondrite. No entanto, não podíamos imaginar que não era de todo costocondrite, mas um resultado da Doença Celíaca. Após 3 anos de luta com dor no peito, a minha saúde começou a deteriorar-se ainda mais: as mãos dormentes, um pé estranhamente partido, diarreia, dores de cabeça, dores de ouvido, dor nas costas, dormência, formigueiro, mudanças bruscas de humor, contracções musculares, insónia, psoríase, etc.

Setenta e cinco médicos mais tarde, no Texas, Tennessee, Califórnia, e Nova Iorque, liguei para o programa de rádio do Dr. Youngevity Wallach sobre os meus sintomas. Está correcto, eu disse “um programa de rádio”! Em minutos, ele atirou-me com, "Você tem doença celíaca" ... Silêncio…  "Eu tenho o quê? ". Depois disso e de imediato deixei o glúten, sem saber então que eu deveria ter feito o exame de sangue / endoscopia o mais cedo possível. Tive uma consulta com a minha gastrenterologista oito semanas mais tarde para falar sobre o que o Dr. Wallach tinha compartilhado comigo. Imediatamente ela quis que eu fizesse a reintrodução do glúten e consequente biopsia, mas de maneira alguma eu iria voltar ao glúten fosse para o que fosse. E eu sabia no meu coração que Deus enviou o Dr. Wallach para me mostrar como me curar. Que maravilha, depois de anos de sofrimento, a minha resposta era grátis... foi um milagre. Um milagre grátis, e prova do amor único de Deus.

Optamos então por fazer o teste genético, bem como análises às fezes. Que divertido! Tive um resultado positivo para os genes da doença celíaca com a pior combinação possível em contrair a doença e um resultado negativo para alergia ao glúten. As análises às fezes mostraram que a absorção de gordura estava seis vezes abaixo do limite normal. Isso chocou-me. Além disso, o meu ferro, vitamina D, B6, a absorção de minerais, cálcio e magnésio eram todos incrivelmente baixos. E, um ano depois, ainda tenho baixa densidade óssea (osteopenia, outro marcador enorme para celíacos).

Tudo isto mais o facto de que eu estava a melhorar com uma dieta sem glúten foi a prova que eu precisava. Assim, a minha médica na altura declarou-me desconfortavelmente uma "celíaca não oficial." Se eu soubesse então o que sei agora, teria feito imediatamente as análises e endoscopia. No entanto, a minha viagem não me levou até lá, levou-me aqui, e agora estou sob os cuidados do Dr. Lebowohl do Centro Médico da Universidade de Columbia, em Nova Iorque. Logo, pessoalmente, estou aliviada com todo o meu coração por finalmente saber o que estava errado com o meu corpo. E depois... A Diva Celíaca nasceu! Porque se você tem a doença celíaca, tem que ser o seu próprio advogado e, quando necessário, dar uma de Diva! Humildemente, é claro. =)"



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...