INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Compotas sem glúten

No inicio da dieta do meu filho mais velho, eu usava a máquina de fazer pão para fazer compotas porque tinha receio que estes produtos tivessem glúten. O rótulo, pelo menos, não era informativo a esse respeito. Depois, comecei a comprar compotas em Espanha em que o rótulo garantia a isenção. Agora compro cá: já há algumas marcas que oferecem compotas sem glúten, tais como a Casa Mateus ou os produtos da linha branca do Continente. Recentemente, descobri no Pingo Doce as compotas  da Sabores do Campo que, para além de não conterem glúten, têm menos açúcar e uma relação qualidade-preço bastante equilibrada.



































PS: reparei entretanto que as compotas da Ferbar também já trazem a menção "Isento de Glúten" no rótulo.

2 comentários:

Teresa Mendes disse...

Boa noite,

Os alimentos que contêm glúten são todos aqueles que podem ser feitos com trigo, cevada ou centeio. Portanto não há compotas com glúten! Além disso, a menos que se seja intolerante ao glúten, ele não faz mal algum. Isso é interesse de alguns lobbies para venderem produtos mais caros e cheios de conservantes, óleos estrangeiros e menos saudáveis que o azeite, ou o óleo de palma que permite a chacina dos orangotangos! O glúten está nos cereais que foram o modo de sustento do ser humano por milénios! O organismo não podia estar mais adaptado!
Feliz Ano Novo
Teresa Mendes

Lucente disse...

Teresa,
Qualquer alimento pode conter glúten, seja por o conter na sua composição, ou por contaminação. Assim, devemos procurar saber se um alimento naturalmente sem glúten, como neste caso as compotas, não terá sido contaminado na sua manufactura, embalamento ou transporte. Este rigor é absolutamente necessário no caso de doentes celíacos como é o caso dos meus filhos. Se tiver lido o meu blog com atenção, saberá que o motivo para a dieta sem glúten lá em casa não é por moda, mas sim por motivos de saúde. Além disso, também saberá que a dieta sem glúten é recomendada não só para doentes celíacos, como pessoas diagnosticadas com sensibilidade não celíaca ao glúten/trigo ou alergia ao trigo.
Um bom ano para si também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...