INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quinta-feira, 14 de abril de 2016

Publicidade enganosa

... ou quando "Sem Glúten" não quer dizer mesmo sem glúten, só um bocadinho sem glúten...








Pelos vistos, a empresa The Love Food criou uma Linha Sem Glúten, só que não... Entre parênteses, explicam que estes produtos não são aptos para celíacos. Alguém devia explicar-lhes que, se não são suficientemente "sem glúten" para que os celíacos os possam comer, não são sem glúten. Chamem-lhes "baixo glúten", "só com um bocadinho de glúten", o que quiserem desde que não digam que são sem glúten. A legislação pode não proibir estas situações, mas qualquer celíaco que veja estes produtos sentir-se-à enganado, aliás a designação "sem glúten" foi criada para proteger os celíacos. 

Além disso, também se lhes deveria dizer que os seus produtos não só não são aptos para celíacos, como também não o são para sensíveis ao glúten não celíacos e alérgicos ao trigo/glúten. No fundo, os produtos da The Love Food só são aptos para quem faz a dieta por moda, porque alguém que tenha um diagnóstico sério por detrás da sua dieta sem glúten, não os irá consumir.















A confusão continua, por exemplo, com estas bolachas com pepitas de chocolate: fazem parte da Linha Sem Glúten, mas afinal dizem que "contém glúten e soja". Em que ficamos? Inclusive, eu vi uma foto de uma embalagem destas bolachas no post da pessoa que denunciou esta situação no grupo de Facebook Viva Sem Glúten Portugal, e no rótulo surgia a imagem da espiga traçada, símbolo internacional de um produto seguro para celíacos. Onde está a ASAE quando precisamos dela? Isto é nitidamente um caso de (in)segurança alimentar.

* Clicar nas imagens para aumentar

Actualização:
A APC emitiu hoje, 18 de Abril, um comunicado acerca desta situação e que diz o seguinte:

"ALERTA IMPORTANTE 
Informamos que a empresa The Love Food - Cozinha Saudável NÃO ESTÁ CERTIFICADA pela APC/Biotrab com o programa Gluten Free e usa indevidamente a sinalética «isento de glúten» uma vez que os produtos não são aptos a celíacos. Este é um programa rigoroso e de confiança para os celíacos em Portugal pelo que a empresa irá ser contactada com urgência e serão tomadas as devidas providências de correção."



1 comentário:

Ana Pimenta disse...

Couldn´t agree more! Extremamente perigoso em termos de saúde pública.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...