INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Galette des rois sem glúten

Uma última receita natalícia antes que chegue o dia 24: galette des rois, uma receita francesa que ocupa, em França, o lugar do nosso bolo-rei nas mesas de Natal. É uma boa opção para quem não gosta do tradicional bolo-rei, que começou a aparecer há uns anos nas pastelarias portuguesas. É presença assídua na nossa mesa desde que surgiram as massas refrigeradas da Adpan (disponíveis apenas em Espanha); com as massas Croustipate à venda no Continente, tornou-se ainda mais fácil fazer esta iguaria.

Normalmente, uso a receita do conhecido chef americano David Lebovitz (com um excelente passo a passo no site) e nunca me deixa ficar mal. Este foi o ensaio do passado fim de semana com a massa Adpan.

Para outras receitas e/ou informações de Natal, podem consultar no lado direito do ecrã a lista de etiquetas e seleccionar a que diz Natal.

Galette des Rois
Creme de amêndoa
Ingredientes
70 gramas de farinha de amêndoa
70 gramas de açúcar
Pitada de sal fino
Raspa de ½ laranja
70 gramas de manteiga/margarina à temperatura ambiente
1 ovo L à temperatura ambiente
2 gotas de essência de rum
2 gotas de extracto de amêndoa

2 círculos de massa folhada das marcas Adpan ou Croustipate (bastante frias)

Para pincelar:
1 gema
1 colher de chá de leite/leite vegetal

Para fazer o creme de amêndoa, misture numa tigela média a farinha de amêndoa, o açúcar, o sal e a raspa de laranja. Junte a manteiga/margarina e amasse até que esteja completamente incorporada. Acrescente o ovo juntamente com os extratos de rum e amêndoa. Tape e refrigere.

Quanto for fazer a galette, retire a massa folhada e o creme de amêndoa do frigorífico. Coloque uma das porções de massa folhada em cima de papel vegetal. Espalhe o creme de amêndoa no centro da massa, deixando 3 centímetros livres na borda.

Humedeça a borda generosamente com água e, de seguida, coloque a restante massa em cima da primeira e pressione de modo a vedar as arestas muito bem.

Com o polegar, prima as bordas puxando a massa ligeiramente para cima criando um rebordo indentado (ver fotos na receita original). Misture a gema de ovo com o leite e pincele uniformemente o topo da galette - evite pincelar as laterais o que inibirá a massa de crescer. Faça a decoração que entender com uma faca; aproveite para picar 5 furos na parte superior, para permitir que o vapor saia ao cozer.

Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 30 minutos, ou até que a galette fique dourada (Durante a cozedura, se a galette inchar muito, pode picá-la uma ou duas vezes novamente com uma faca para libertar o vapor). Retire do forno e deixe a galette a arrefecer numa rede- esta irá baixar um pouco ao arrefecer, o que é normal. Sirva morna ou à temperatura ambiente.

























2 comentários:

Avelã disse...

Por acaso ando tentada a fazer (leia-se: estado contínuo desde há já uns 2 anos), o meu pai adora :) precisamente porque, tendo backround em França, gosta imenso de quase tudo o que venha de lá :P
As massas estarem à venda cá é sem dúvida muito útil, facilita imenso a preparação rápida de uma qualquer sobremesa (ou outra coisa) sem glúten :D
Deve ficar deliciosa, tem mesmo muito bom aspecto! E a massa folhada parece mesmo... Folhada :P e boa :)

Lucente disse...

Faz Avelã, é fácil e saborosa e uma boa surpresa para o teu pai...
;-)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...