INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Pães com Brot-Mix Dunkel

Há uns anos atrás a Schar tinha uma farinha integral que, por razões que desconheço, deixou de ser comercializada. Neste Verão, através de blogues espanhóis, apercebi-me que a Schar tinha reeditado esta farinha, a Brot-Mix Dunkel: não paravam de chover posts com as maravilhas que se podiam fazer com este produto. Uma destas receitas encontrei-a no blogue Cocina Fácil Sin Gluten e tinha tão bom aspecto que tomei uma nota mental que a deveria experimentar quando encontrasse a dita farinha. 
Isso aconteceu este fim de semana quando a encontrei no Celeiro a 5,89€ (5,30€ com o desconto da APC). É mais cara, mas vale a pena: os pães são bastante macios e aguentam bem a passagem do tempo, com um sabor que agrada. Agora, só tenho que aguardar uma incursão a Espanha para comprar mais pacotes a um preço mais simpático. Fica aqui a receita, tal como concebida pela sua autora.

Ingredientes:
350 gramas de farinha Proceli
150 gramas de farinha Brot-Mix Dunkel Schar
5 gramas de sal
4 gramas de fermento seco
10 gramas de psílio em pó Finax
40 gramas de banha
575 ml agua morna

(a farinha Proceli poderá ser substituída pela farinha Beiker mas será necessário ajustar a quantidade de água)

Na cuba da sua batedeira, misture as farinhas com o sal e o psílio. Junte depois o fermento, mexa bem, e junte a banha em pedaços pequenos. Envolva a banha na farinha e acrescente, por fim, a água.

Bata durante 5 minutos, tape com uma touca de banho ou um pano húmido e deixe levedar entre três a quatro horas num local tépido.

No final desse período, ligue o forno a 200ºC. Com as mãos untadas com azeite, forme bolas de massa sem manipular muito; no final, deve obter 11 a 12 bolas para esta quantidade de ingredientes.

Coloque-as num tabuleiro forrado a papel vegetal e leve ao forno durante 10 a 15 minutos a 200ºC e reduza depois para 180ºC durante mais 15 a 20 minutos. Retire do forno quando, ao bater num pão, este soe a oco. 















2 comentários:

Unknown disse...

Bom dia, quero muito fazer estes paezinhos mas não tenho farinha proceli, dá para substituir por schar mix b? Já vi substituições pela farinha do el corte ou do jumbo mas tbm não tenho acesso às mesmas. Obrigada :)

Lucente disse...

Bom dia,
A farinha Proceli é uma mistura básica para panificação, ie, é composta principalmente por amido de milho e açúcar. Logo, poderá ser substituída por outra com uma composição similar, tipo a Beiker ou as farinhas das marcas brancas do Continente, Jumbo ou El Corte Inglés e, agora ainda, pela farinha da Nacional. Tem é que ter mais atenção à quantidade de água pois estas farinhas absorvem água de maneira diferente: coloque a água aos poucos para evitar que a massa fique ou muito seca ou muito líquida.
A Schar Mix B é uma farinha mais completa que estas e o resultado será necessariamente diferente, mas talvez não pior, é uma questão de experimentar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...