INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quarta-feira, 9 de outubro de 2013

A padaria da Jennifer

O post de hoje traz uma entrevista, feita pela revista online Well and Good NYC, à actriz americana Jennifer Esposito, cuja história já foi objecto de interesse neste blog. A actriz abriu recentemente, em Nova Iorque, uma padaria/pastelaria estrictamente sem glúten, quase vegan e com produtos orgânicos. Nesta entrevista, ela fala deste seu último projecto e das repercussões que a moda da dieta sem glúten tem tido no seu dia-a-dia. Fica também a dica para quem for viajar para Nova Iorque e pretenda fazer uma alimentação segura.

“Jennifer Esposito diz que está a ficar mais difícil para os doentes celíacos evitarem o glúten

A actriz Jennifer Esposito, conhecida pelos seus papéis em Spin City, Crash, e Summer of Sam, abriu a sua adorável padaria sem glúten, Jennifer’s Way, no East Village, em Março.

Desde então, Esposito, que foi diagnosticada com um caso particularmente debilitante da doença celíaca em 2009, passou horas intermináveis ​​na cozinha cozinhando as suas receitas ridiculamente deliciosas- de bagels e pães às bolachas, cupcakes, e macios pretzels.

Mas ela também se posicionou como uma espécie de porta-voz para quem sofre de doença celíaca na cidade, oferecendo palestras semanais na loja, escrevendo posts educacionais e denunciando fraudes sem glúten. Ela está a trabalhar num livro que será lançado em Maio. "Este é um verdadeiro trabalho de amor", diz. "Eu acredito que a comida pode matá-lo, obviamente estava-me a fazer isso, e pode curá-lo. "

E, como evitar o trigo está cada vez mais na moda, Esposito cada vez mais vê o mundo de produtos "sem glúten" como um campo minado para as pessoas com sensibilidades graves. "Eu queria um lugar em que me sentisse segura. Não há nenhum glúten permitido aqui ", diz, referindo-se à sua padaria na rua East 10th.

Conversamos com Esposito para saber mais sobre a sua missão em ajudar os doentes celíacos a comer alimentos inócuos e saudáveis​​, e para saber porque é que ela acha que isso está a ficar cada vez mais difícil:

Quais são alguns dos maiores desafios que enfrentou com a doença celíaca? O aspecto social é muito difícil. Ter a liberdade de andar na rua, ter fome e comer qualquer coisa. Você tem que planear o seu dia, a sua viagem, as suas férias, onde vai estar esta noite... É muita coisa. É uma doença muito difícil por uma série de razões, mas uma delas é que a família e os amigos realmente não entendem. Eles acham que é uma alergia ou uma moda passageira ou que você quer perder peso ou que meteu isso na cabeça, e não é verdade. É realmente devastador quando as pessoas ao seu redor não entendem.

Com essas experiências, que tipo de problemas é que esperava que a sua padaria pudesse resolver às outras pessoas? No início, eu comia muitos produtos industriais sem glúten e ficava cada vez mais doente, porque ou eles não estavam completamente isentos de glúten ou tinham contaminação cruzada ou apenas tinham um excesso de açúcar e outras porcarias e conservantes. Logo, eu ainda estava doente. Há um monte de padarias sem glúten, mas ou não são completamente isentas de glúten ou usam uma grande quantidade de açúcar, sal, uma grande quantidade de arroz branco e mandioca, esse tipo de coisas que eu não quero. A maioria dos produtos da minha padaria usam uma base proteica, por isso uso quinoa, arroz integral, amêndoa ou millet*. O que usamos como humidificante é puré de maçã, azeite, curgetes, xarope de ácer. Logo, os consumidores também recebem todos esses nutrientes.

E além da padaria, parece que você está a posicionar-se mais como uma educadora ou porta-voz no mundo celíaco. Isso é exatamente o que eu queria fazer. Agora, estou a terminar o meu livro. Muitas pessoas vieram falar comigo sobre um livro de receitas, e eu disse que não. Sim, a comida é, obviamente, um grande obstáculo aqui, mas eu não quero concentrar-me na comida, eu quero focar a doença, porque isto é uma doença em primeiro lugar. Quando fui diagnosticada, eu não tinha recursos. Disseram-me para comer sem glúten, e eu mal sabia o que aquilo significava.

Mas está a ficar melhor, certo? Parece que há muitos mais recursos e produtos agora em comparação há alguns anos. Simplesmente, numa palavra, a minha resposta seria não. Eu não acho que esteja melhor. Eu acho que é pior, na verdade. Eu acho que há muitas empresas que estão a entrar na onda sem glúten, colocando “Sem Glúten” no rótulo apenas para vender o produto. Eu não desejo nada de mau a essas pessoas, mas se vissem o que acontece a alguém quando são contaminados com glúten, e se fosse seu filho, elas teriam mais atenção com a qualidade dos seus produtos. Não é realmente justo. Eu estou bem informada, mas muitas pessoas não estão, e quando vêem "Sem Glúten", compram os produtos e ficam doentes, e isso não é justo.

Então, basicamente, as pessoas que não têm doença celíaca ou alergia ao trigo, mas comem principalmente sem glúten porque acreditam que isso traz benefícios de saúde, estão a tornar a situação mais difícil para si? Sim, realmente sim. Fui a um restaurante, e havia um empregado novo, pelo que disse: "Sabe, tenho que estar completamente livre de glúten. " Ele disse: " Sim, eu sei", e senti a falta de seriedade. Falei com a gerente, e ela disse: " Oh, você é um daqueles que realmente precisa da dieta, porque, tenho que lhe dizer, 90 por cento das pessoas que vêm aqui, só querem isto, e a cozinha não sabe decifrar quem é celíaco e quem não é." Isto não é justo. Para mim, se eu ingerir algum glúten, e estou a falar de apenas 1/8 de uma colher de chá, isso pode realmente destruir o meu intestino. Para mim, no dia seguinte, no outro dia a seguir, eu não consigo andar. Eu não estou a exagerar. Os meus membros, a inflamação, a dor... Não está correcto.”


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...