INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Scones sem glúten

Já andava a pensar em converter uma receita de scones antiga há algum tempo. No entanto, ia sempre adiando. Mas agora com o tempo a arrefecer e as tardes a ficarem mais curtas, já se consegue pensar em chá e scones sem começar a suar. E assim se fizeram rapidamente estes saborosos scones num momento mais vagaroso, que não fizeram diferença nenhuma da versão "glutaneira". Sem dúvida, para repetir.

Ingredientes:
160 gramas de farinha sem glúten (usei Doves Farm que já traz fermento em pó e goma xantana)
40 gramas de fécula de batata
30 gramas de açúcar
1 pitada de sal fino
15 gramas de manteiga/margarina
1 ovo batido
90 ml de leite
Açúcar mascavado para enfeitar (opcional)

Misture a farinha com o sal e o açúcar. Caso opte por uma farinha que não a Doves Farm Self-Raising, acrescente também uma colher de chá de fermento e ¼ de colher de chá de goma xantana.

Junte a manteiga/margarina em pequenos pedaços à farinha e aperte a mistura entre os dedos de modo a criar uma espécie de areia. Junte os restantes ingredientes, misturando tudo à mão mas com cuidado, sem apertar, até obter uma bola de massa que cola às mãos.

Com as mãos húmidas, faça pequenas bolas e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Enfeite com açúcar mascavado claro (da RAR) se assim o entender. Leve os scones ao forno pré-aquecido a 160º durante 15 minutos até estarem ligeiramente dourados.

Sirva quentes com manteiga e/ou compotas.

Rende cerca de dez unidades.










































2 comentários:

Anónimo disse...

onde costuma comprar a farinha doves farm usada nesta receita?

Lucente disse...

Pode encontrar esta farinha nos supermercados do El Corte Inglés, nos supermercados Apolónia, nas lojas Celeiro e encontra online na Querfood.de ou Amazon.co.uk, onde é muito mais barata.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...