INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Brigadeiros

Para aproveitar o leite condensado que sobrou da receita anterior (1- porque não gosto de deitar comida fora, 2- porque estamos na "Crise" nacional), resolvi fazer brigadeiros. Nunca tinha feito, mas lembrava-me que era uma receita sem glúten e resolvi arriscar. Resultado: o miúdo mais velho, como qualquer outra criança, preferiu os brigadeiros à tarte de cenoura. A opção é óbvia, entre o vegetal e o chocolate, que venha o doce primeiro. A receita que usei é a clássica e reza assim:

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
15 gramas de manteiga sem sal
30 gramas de chocolate em pó (usei da Valor, sem glúten, sem açúcar)
Chocolate granulado/ confeitos de açúcar (usei da marca Hacendado, do Mercadona)

Coloque numa panela o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó, e dê uma “mexidela” rápida. Com o lume brando, mexa sem parar com uma colher até obter uma mistura homogénea; aumente, então, para lume médio.

Mexa até que a massa comece a descolar do fundo da panela. O ponto do brigadeiro nem sempre é fácil de perceber: deve puxar a massa do fundo da panela com a colher; se esta se soltar facilmente e o fundo aparecer “limpo”, a massa está pronta.

Depois de cozida, coloque num prato untado com manteiga e deixe arrefecer.

Depois de fria, faça pequenas bolas de massa - os brigadeiros- com as mãos untadas de manteiga e passe no chocolate granulado/ confeitos.

















1 comentário:

Pedro disse...

Parece-me que o Vasco também faria essa opção lol.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...