Uma versão diferente da primeira receita de bolo-rei que publiquei, mesmo a tempo para o Dia de Reis. Desta vez, o recheio é de maçã com uvas passas e a inspiração vem de Espanha que festeja este dia com o Roscón de Reyes.
Ingredientes:
150 gramas de Mix B Schar
50 gramas de farinha de arroz
50 gramas de maizena
50 gramas de polvilho
25 gramas de farinha de grão de bico
25 gramas de farinha de trigo sarraceno
1 colher de sopa de psílio em pó
½ colher de chá de goma xantana
90 gramas de margarina amolecida
100 gramas de açúcar
2 ovos L
Raspa de 1 laranja
1 colher de sopa de vinho do Porto
2 colheres de sopa de mel
100 ml leite (pode ser leite vegetal)
7 gramas de fermento activo seco
Para o recheio:
2 maçãs
70 gramas de uvas passas
2 colheres de sopa de açúcar mascavado escuro
1 ½ colher de chá de canela
Para pincelar:
1 ovo
Geleia de marmelo q.b.
Coloque as uvas passas numa tigela com água morna e deixe de molho.
Noutra tigela misture o leite o fermento e uma colher de chá do açúcar da receita, mexa bem e deixe a descansar num local morno durante dez minutos ou até espumar.
Enquanto o fermento se está a activar, misture bem as farinhas com o psílio e a goma xantana. Reserve.
Na cuba da sua batedeira, bata os ovos com o açúcar até espumar. Junte, de seguida, o leite com o fermento, a margarina, o açúcar, a raspa, o vinho do Porto e o mel e misture tudo muito bem. Aos poucos, acrescente a farinha e deixe amassar durante dez minutos. Após esse período, deixe levedar em local morno durante uma hora.
No final da primeira levedação, descasque e corte as maçãs em pequenos quadrados, junte as uvas passas, o açúcar mascavado e a canela, mexendo bem para que fique tudo bem envolvido. Deixe um quarto de uma maçã para fatiar para decoração.
Estique a massa até obter um rectângulo, recheie com a mistura de maçã e canela, enrole e molde em forma de coroa, unindo as pontas. Coloque num tabuleiro forrado a papel vegetal em local morno a levedar mais uma hora.
No final da segunda levedação, pincele com o ovo batido e decore com a maçã que sobrou. Vai ao forno a 160ºC durante 40 minutos, até dourar. Quando estiver pronto, retire e deixe arrefecer sobre uma rede, antes de pincelar com um pouco de geleia de marmelo aquecida para dar brilho.
Sem comentários:
Enviar um comentário