Uma ida ao restaurante chinês quando se é intolerante ao glúten não é fácil, por causa do ubíquo molho de soja que contém trigo. É pouco provável que usem a versão Tamari do molho de soja que, não tendo glúten, é muito mais cara do que a versão corrente. Logo, a possibilidade de se ser contaminado é elevada. Daí a minha alegria ao deparar-me com esta receita de crepes chineses que, ainda que não seja fiel ao original, chega bastante perto. É feita com folhas de papel de arroz à venda no Jumbo ou em qualquer mercearia chinesa que fique no eixo Almirante Reis - Martim Moniz. O Tamari vende-se no supermercado do El Corte Inglés ou no Superbio. O recheio pode ser este que vem na receita ou qualquer outro adaptado aos gostos de cada um. E como não é frito, engorda menos.
Ingredientes:
1 chávena de massa vermicelli de arroz
½ colher de chá de óleo de sésamo
¾ chávena de cenoura ralada
½ chávena de cebolinho cortado em tirinhas
½ chávena de castanhas de água, escorridas e cortadas em pedaços pequenos
½ chávena de reventos de bambu, escorrido, cortado em tiras
½ chávena de couve chinesa ralada tipo caldo verde
2 colheres de chá gengibre fresco ralado
1 colher de chá de molho de soja sem glúten
4 colheres de sopa de óleo vegetal
8 folhas de papel de arroz
150 gramas de carne de porco moída
Cozinhe a massa vermicelli durante 3 minutos em água a ferver. Escorra.
Coloque numa tigela grande e misture o óleo de sésamo, os legumes, gengibre, molho de soja e reserve.
Pré-aqueça o forno a 230ºC. Coloque o óleo vegetal numa tigela pequena. Mergulhe uma folha de papel de arroz em água morna por 15 a 30 segundos, até que esteja macia. Em seguida, coloque-a num prato e pincele a sua superfície com um pouco de óleo. Coloque 1 / 8 do recheio na parte inferior do papel de arroz e enrole, formando pequenos “travesseiros”.
Faça o mesmo com as restantes sete folhas. Coloque numa forma coberta com uma folha de papel alumínio untada.
Vai ao forno no tabuleiro inferior durante 15-20 minutos, virando uma vez a meio da cozedura. Sirva com molho de ameixa, molho de peixe ou molho de soja.
Sem comentários:
Enviar um comentário