Ou, em linguagem de adultos, palmiers (de contrafacção, neste caso). Quando encontrei esta receita da Shauna James, aka Gluten Free Girl, pensei que a massa seria óptima para substituir a massa folhada nas receitas que a pedem. Isto porque não sou grande cozinheira e a massa folhada parece-me muito complicada de fazer. Entretanto, vi um vídeo sobre como fazer palmiers e, de imediato, me veio à ideia a massa do rugelach, um doce típico judeu. Como palmiers seria um nome mais complicado para o miúdo dizer, chamei a estas bolachinhas "orelhas de elefante".
Ingredientes:
110 gramas de natas espessas (comprei da President)
110 gramas de manteiga sem sal
210 gramas de farinha sem glúten
1/2 colher de chá de sal
Açúcar mascavado
Canela
Retire as natas e a manteiga do frigorífico 10 minutos antes de começar a receita para amolecerem. Entretanto coloque no robot (a minha fiel kenwood, no meu caso) a farinha e o sal e misture um pouco. Corte a manteiga em pedaços e coloque no robot juntamente com as natas. Deixe bater a velocidade média até a massa formar uma bola.
Divida a massa em duas bolas mais pequenas (caso queira umas bolachas maiores, faça apenas uma bola), embrulhe em filme transparente e leve ao frigorífico por 15 minutos para endurecer. Passado esse tempo, estenda cada bola entre duas folhas de papel vegetal com a ajuda de um rolo, até formar um rectângulo. Coloque, então, açúcar e canela a gosto em cada face da massa, pressionado ligeiramente para uma melhor aderência. Enrole um dos lados do rectângulo em círculo até chegar ao meio e pare; repita a operação com o outro lado do rectângulo, até os círculos se encontrarem. Pressione um pouco os dois círculos para não deixar espaços entre as camadas.
Envolva a massa em filme transparente outra vez e leve ao frigorífico por uma hora. Passado esse tempo, fatie finamente a massa e coloque as tiras num tabuleiro untado ou num tapete de silicone. Leve ao forno previamente aquecido a 190ºC durante 30 a 35 minutos até ficarem estaladiças.
Os "palmiers" antes do forno |
1 comentário:
Já experimentei, achei as bolachas tão giras... ficaram ótimas e são fáceis de fazer, até o meu irmão que não é dc quis comer.
Enviar um comentário