sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Guardanapos sem glúten

A primeira receita deste mês prima pela simplicidade e pelas memórias que traz para quem cresceu a ver estes bolos nas montras das pastelarias e a saboreá-los. É um clássico da doçaria portuguesa, pelo que não há muitas voltas a dar à receita: usei a receita daqui, substituí a farinha de trigo pela Doves Farm e recheei com doce de ovos que comprei (rotulado como isento). Também há quem recheie com creme de pasteleiro, fica ao gosto do freguês.

Ingredientes:
6 ovos
175 gramas de açúcar
160 gramas de farinha Doves Farm White Self-raising
1 colher de sobremesa de fermento
Doce de ovos (caseiro ou de compra)


Na cuba da sua batedeira, bata os ovos com o açúcar até obter um creme claro e espumoso. Acrescente a farinha e o fermento e misture bem.

Forre dois tabuleiros (divida a massa pelos dois ou faça duas vezes metade da receita) de 30x24cm com papel vegetal untado com margarina e disponha a massa sobre ele, alisando-a para formar uma camada fina.

Leve a cozer, na grelha central do forno, durante 8 minutos aproximadamente, a 150ºC cada tabuleiro. Depois de a massa cozer, retire do forno e desenforme sobre um pano de cozinha polvilhado com açúcar e puxe o papel vegetal com muito cuidado.

Barre a massa com o doce de ovos, a gosto, e alise-o bem com uma faca ou espátula. Em seguida, corte a massa em quadrados iguais. Para formar os guardanapos dobre o quadrado de massa fazendo um triângulo. Polvilhe com açúcar.



























Sem comentários:

Enviar um comentário