Até há pouco tempo, não havia no Norte de Portugal algum local onde se pudesse fazer uma pequena refeição ou lanchar sem glúten, em segurança. Em poucos meses, o panorama alterou-se e entre o Norte e a Galiza, surgem três novos locais:
Situada na Rua Trindade Coelho, Entrada 10, Loja 11, no Porto, define-se como um salão de chá com alguma pastelaria caseira e que prima principalmente pela simpatia no atendimento. Não tem ainda muita variedade, mas encontra-se certificada pela APC.
Situada na Rua Dr. Manuel Monteiro nrº 27, na Póvoa de Varzim, é uma pastelaria também certificada pela APC com uma grande variedade de doces, todos com um aspecto muito apetitoso, a avaliar pelas fotos na sua página de Facebook. Está na nossa lista de locais a visitar em breve.
Para quem mora perto da fronteira, pode encontrar mais uma opção para compras sem glúten em Vigo na Panacea Bakery. É, como o nome indica, uma padaria sem local para lanchar, mas tem produtos muito saborosos, especialmente o pão, e que atendem também a quem tem outras restrições alimentares pois na confecção dos seus produtos também não usam lacticínios.
Alguns produtos da Panacea |
2 comentários:
Na Com Cuore as natas não teem nada de caseiras! São congeladas da marca Pingo Doce e descongeladas na loja, dizendo que são caseiras! Lamentável!!! Só depois de perceberam que tive de ir para o hospital, por ser alérgica á soja, é que me disseram que eram do pingo doce e não feitas por eles! Além de não terem consciencia alguma do perigo que acarreta venderem gato por lebre, para as pessoas com alergias, vendem também cerveja com gluten, na qual usam o mesmo abre cápsulas és mesma banca diminuta onde pousam e lavam os copos.
Anónimo, daí eu ter dito que tem alguma pastelaria caseira, não é toda feita in loco. Do que constatei, apenas os bolos e os crepes são feitos lá, tudo o resto é comprado, aliás vê-se no aspecto dos pequenos bolos da vitrina. Também o pão é comprado e é pena que seja da marca Museu do Pão que usa amido de trigo sem glúten (um risco para alguns celíacos e os alérgicos ao trigo).
Sugiro que, se ainda não o fez, reporte a situação, que é grave, à APC que é a entidade certificadora juntamente com a Biotrab. Pode também relatar a sua experiência no Trip Advisor e na página de Facebook da Com Cuore.
Enviar um comentário