A receita de hoje é um bolo de aniversário com cobertura de merengue feito pela minha Mãe, por ocasião dos anos do meu Pai. Logo, um assunto de família... O facto é que nada ficou a dever aos bolos das pastelarias, mas sem glúten e sem lacticínios.
Ingredientes bolo:
7 ovos
10 colheres de sopa de açúcar
7 colheres de sopa de farinha Doves Farm white self-raising
1 colher de sopa de essência de baunilha
Ingredientes recheio:
4 gemas de ovo
4 colheres de sopa de água
4 colheres de sopa de açúcar
Ingredientes cobertura:
2 claras
100 gramas de açúcar em pó
Sumo de limão
Para fazer o bolo, bata as claras em castelo e reserve. Depois, bata as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Misture depois a farinha com as claras alternadas. Junte uma pitada de sal e a essência de baunilha. Leve ao forno a 160C durante 15 a 20 minutos até dourar.
Enquanto o bolo coze, prepare o creme de ovos para o recheio: coloque o açúcar e a agua numa panela e leve ao lume. Deixe ferver durante três minutos exactos: retire um pouco do lume e junte as gemas já desfeitas com umas gotas de agua. Volte ao lume, mexa bem e rápido, e deixe cozer apenas um pouco. Reserve.
Entretanto, prepare também o merengue: bata as claras em castelo, junte-lhes o açúcar e algumas gotas de sumo de limão e bata um pouco até obter um creme espesso.
Quando o bolo estiver pronto, retire-o do forno e deixe arrefecer. Parta-o então ao meio e recheie as duas metades com o creme de ovos. Por fim, cubra o bolo com o merengue, decorando-o a gosto e termine queimando a cobertura ligeiramente com um maçarico de culinária, como se pode ver nas fotos.
Ficou lindo! Certamente estava delicioso também :)
ResponderEliminarBeijinhos*
Ana Filipa Costa - Petiscana
Estava sim Ana Filipa, não durou muito tempo...
ResponderEliminarObrigada!
Eu gosto imenso da maneira como tu fazes bolos sem glúten que parecem bolos «normais» e deliciosos, não necessariamente feitos mais saudáveis ou menos saborosos só por excluírem a proteína :D
ResponderEliminarEste bolo está particularmente lindo de morrer, perfeito e parece mesmo delicioso - ninguém diria que é sem glúten! Não desconfiava se estivesse numa pastelaria ;) é bom saber que há a possibilidade de celíacos poderem desfrutar de bolos assim lindos e maravilhosos :D
Obrigada Avelã! A minha Mãe gostou muito do teu comentário.
ResponderEliminarGrata pela receita. Minha amiga não pode glúten, nem lactose e aproveitei muito as receitas do recheio e cobertura.
ResponderEliminar