domingo, 25 de janeiro de 2015

Jesuítas sem glúten

Já me tinham dito que os Jesuítas, doces típicos de Santo Tirso, eram fáceis de fazer... Quando se tem massa folhada de compra disponível em qualquer supermercado. O que não é o caso quando se faz uma dieta sem glúten. O facto é que não sabia o que fazer para sobremesa de Domingo até que me lembrei que ainda tinha alguma massa folhada da Adpan no congelador, comprada em Espanha. E se bem o pensei, bem o fiz, adaptando a partir daqui.
E assim posso confirmar: é uma receita fácil, rápida e um sucesso.

Ingredientes:
2 placas de massa folhada sem glúten
180 gramas de açúcar em pó
1 clara de ovo

Doce de ovos :
2 gemas
60 gramas de açúcar
70 ml de água
Canela a gosto

Prepare o doce de ovos: leve ao lume um tacho com a água e o açúcar, deixe ferver e engrossar até formar uma calda. Retire do lume e deixe arrefecer. Misture as gemas com um garfo e depois verta sem parar de mexer para dentro da calda arrefecida. Leve a lume baixo mexendo até engrossar, acrescentando a canela a gosto. Reserve.

À parte, bata a clara em castelo e junte-lhe depois o açúcar em pó, batendo até formar um creme espesso e reserve.

Desenrole as duas massas folhadas e sobreponha-as; corte triângulos com a ajuda de um corta pizzas ou uma faca afiada.

Separe as duas metades e barre a massa de baixo com uma camada fina de doce de ovos, sobreponha a outra parte da massa folhada, e cubra a superfície com uma camada do creme de açúcar, alisando com uma espátula. Repita o processo com o resto da massa.

Coloque os jesuítas num tabuleiro de ir ao forno, coberto com papel vegetal. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C, bem quente, durante aproximadamente 20 minutos. Não retire de imediato do forno, deixe-os antes arrefecer um pouco aí dentro de modo a que a capa de açúcar não amoleça. 





2 comentários:

  1. De facto são bem simples!
    É um doce que gosto bastante mas que nunca fiz em casa. Os teus ficaram mesmo bonitos!

    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo comentário Ana Filipa!

    ResponderEliminar