Mais uma receita de pão, mais uma tentativa de aproximação ao sabor e textura do pão com glúten, desta vez com uma inspiração do blog da Perrine. Resultou bastante bem, ficou um pão muito agradável e a repetir, com certeza. Não sei se a sidra que usei é semelhante àquela usada pela sua autora, mas não há muitas opções no mercado nacional: achei que a sidra da Somersby adocicou muito o pão, pelo que prefiro a sidra da Strongbow que encontrei no Pingo Doce.
Ingredientes:
240 gramas de Mix B da Schar
60 gramas de farinha de arroz
60 gramas de polvilho doce
60 gramas de farinha de trigo sarraceno
3 gramas de psílio em pó
5 gramas de fermento seco activo
5 gramas de fermento seco activo
1 ½ colher de chá de sal
200 ml água morna
180 ml de sidra
1 colher de sopa de óleo vegetal
Numa tigela junte as farinhas com o sal e o psílio, misture um pouco e acrescente por fim o fermento. Reserve.
Na cuba da sua batedeira, misture a água morna, a sidra e o óleo e, por fim, a mistura de farinhas que estava reservada.
Amasse a massa até que esteja bastante firme, mas ainda um pouco pegajosa. Retire para um local morno e deixe descansar até dobrar de volume.
De seguida, amasse de novo rapidamente, e com as mãos enfarinhadas dobre-a várias vezes. Dê-lhe a forma que prefere e deixe crescer durante uma hora à temperatura ambiente.
Entretanto, aqueça uma pedra de pizza no forno a 230ºC durante 20 minutos. Pincele o pão com uma mistura de água e azeite (para dourar), faça alguns rasgos com uma faca afiada e, em seguida, leve ao forno pré-aquecido a 225ºC durante 25 minutos a cozer em cima da pedra (este passo é opcional; quem não tem este utensílio pode utilizar um tabuleiro normal).
Sem comentários:
Enviar um comentário