INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



sábado, 19 de maio de 2012

Rosca de maçã

Correndo o risco de repetir receitas, o meu post de hoje é um doce que fez sucesso entre todos os "glutonianos" e "anti-glutonianos". Mais houvesse, mais se comia, como se costuma dizer, e não é tão complicado de fazer como parece. A receita é de um blog brasileiro "com glúten", pelo que fiz as necessárias adaptações.

Ingredientes:
Massa
100 ml de leite
2 colheres de sopa de açúcar
7 gramas de fermento seco activo
1 ovo
2 colheres de sopa de óleo
300 gramas de farinha sem glúten (usei metade Schar Mix B + farinha Doves Farm)
30 gramas de psílio em pó
1/2 colher de chá de sal
Recheio
2 colheres de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de açúcar
2 maçãs grandes raladas
1 colher de chá de canela

Numa tigela, misture a farinha com o psílio e o fermento. Reserve.

Para fazer a massa, coloque noutra tigela o leite morno, os ovos, o açúcar, o óleo, o sal e misture bem. Por último, acrescente a farinha reservada. Adicione-a aos poucos, mexendo bem até atingir uma textura de massa macia que descole das mãos.

Cubra com um pano húmido e coloque num local morno para levedar durante uma hora.

Entretanto prepare o recheio: misture a manteiga com o açúcar e bata até ficar cremoso. Adicione as maçãs raladas e a canela e misture bem.

 Quando a massa tiver levedado, estire-a com um rolo num formato rectangular com aproximadamente 1 cm de espessura. Espalhe o recheio e enrole a massa, formando um rolo. Corte em fatias grossas e distribua as fatias com a espiral pra cima numa forma untada com um buraco no meio.

Deixe crescer novamente durante meia hora. Findo esse tempo, leve ao forno frio a cozer durante aproximadamente 40 minutos, a 190ºC. Retire quando estiver dourado e decore com glacê de xarope de ácer se assim o entender.











quarta-feira, 16 de maio de 2012

Broas de alfarroba

A alfarroba é a farinha do momento lá em casa: doce mas sem ser excessivamente doce e com goma suficiente para não ser necessário acrescentar goma xantana à receita. Quando encontrei esta receita, não resisti a experimentar. A opinião dos gulosos lá de casa é que necessitava de mais açúcar, mas isso já é a gula a falar.

Ingredientes:
250 ml de água
50 ml de azeite  
125 gramas de açúcar mascavado escuro (usei da RAR)
Sal a gosto
1 colher de chá de canela
125 gramas de farinha de arroz
70 gramas de farinha de alfarroba
80 gramas de amêndoa em pó

Numa tigela, misture as farinhas com a amêndoa. Reserve.

Leve a água ao lume com o azeite, o açúcar, o sal e a canela numa panela. Deixe ferver durante dez minutos, em lume brando.

Junte a mistura de farinhas, mexendo bem até que a massa descole da panela. Transfira para um prato e deixe arrefecer. Quando tal acontecer, faça pequenas bolas com a massa e coloque num tapete de silicone ou tabuleiro untado.

Leve ao forno pré-aquecido a 190º durante 25 minutos.



domingo, 13 de maio de 2012

Pão com salpicão

A revista Mulher Moderna na Cozinha costuma trazer uma secção com "receitas para celíacos". Dou sempre uma espreitadela quando vou ao hipermercado para ver se nesse mês traz alguma receita que me interesse. A edição de Maio trazia: pãezinhos com salpicão- a imagem era tão apelativa que comprei a revista. Fiz ontem e resultou muito bem; fiz algumas alterações pois não tinha nem farinha de soja (pois não gosto particularmente do sabor) nem leite em pó. Deixo a minha versão:

Ingredientes:
3 ovos
230 ml água
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de vinagre de cidra
50 gramas de farinha de arroz
100 gramas de farinha de sorgo
50 gramas de farinha de trigo sarraceno
115 gramas de polvilho
130 gramas de farinha de milho
40 gramas de sementes de linhaça moídas ou psílio em pó
40 gramas de açúcar
1 colher de chá de sal fino
10 gramas de fermento seco activo
150 gramas de salpicão fatiado


Numa tigela, misture bem as farinhas com as sementes de linhaça, o açúcar e o sal. Junte, por fim, o fermento e misture. Reserve.

Na cuba da sua batedeira, coloque a água com os ovos, o azeite e o vinagre e misture até todos os ingredientes estarem integrados. Junte então a mistura de farinhas e bate até obter uma massa homogénea. Se a massa estiver ainda um pouco líquida, junte mais sementes de linhaça, ou maizena. Pretende-se uma massa que descole da cuba. Vai a levedar num local morno coberto com um pano húmido durante uma hora.

Terminada a levedação, retire pequenas porções de massa e estique-as com a mão até formar rectângulos. Recheie com as fatias de salpicão e enrole para formar pequenos cacetes. Coloque os pãezinhos num tabuleiro polvilhado com maizena ou farinha de milho e leve ao forno frio. Regule a temperatura para 180ºC e deixe cozer durante 30 minutos.

Terminada a cozedura, sirva quentes ou frios.
























quarta-feira, 9 de maio de 2012

Maio celíaco

Maio é o Mês da Consciencialização Celíaca, celebrando-se a 27 deste mês, o Dia Nacional do Celíaco. Deste modo, existem várias actividades programadas para Maio que visam divulgar esta condição no mundo em geral, e disseminar informação entre os intolerantes ao glúten, em particular:

- o jornal Expresso, no seu suplemento Saúde Pública, "abriu as festividades" no passado sábado, dia 5, com uma reportagem de três páginas sobre a doença celíaca;

- a Susana, do blog viver 100 glúten está a fazer um mês especial sem receitas próprias, mas sim com receitas aptas feitas por quem não lida com esta condição;

- a APC tem um série de eventos planeados para este mês que podem ser consultados na sua página de Facebook;

- o Continente, por coincidência, ou não, está a realizar desde o passado dia 7, uma feira de produtos saudáveis, onde se mostram novos produtos, com alguns descontos (parece que  a variedade e os preços baixos diferem de loja para loja). No Continente local encontrei, a 0,99€, estas bolachas que tanto tinham encantado o meu filho no Encontro Nacional da APC em Viana do Castelo e que são um produto novo em Portugal (melhor seria se fosse a versão com chocolate, mas, para já, é o que há):




















Se, entretanto, souber de outros eventos, irei actualizando este post.

terça-feira, 8 de maio de 2012

H3 sem glúten

Quando começaram a abrir os restaurantes da marca H3, pareceu-me que seria um local seguro para comer sem glúten. Por email, a empresa explicou-me quais as opções aptas para intolerantes ao glúten e tem sido, desde então, uma opção para comermos nas idas ao centro comercial. Hoje, via Facebook, leio aqui que os clientes das novas lojas espanholas da H3 (uma empresa portuguesa) têm o privilégio de obter essa mesma informação em directo, nas lojas. E porque não, H3, nas vossas lojas portuguesas? Parece-me uma grande falta de respeito para com os clientes nacionais. Vai daí, já seguiu um pedido de esclarecimento para a H3 via website. Caso receba uma resposta, coloco aqui.

11/05/2012- A H3 respondeu hoje:

"Já fomos contactados pela Associação Portuguesa de Celíacos, à qual disponibilizámos a informação de que os nossos hambúrgueres estão isentos de glúten e enviámos uma declaração do nosso laboratório a confirmá-la.
Entretanto, embora já tenhamos um menu informativo para celíacos, o qual também já foi enviado para a Associação, ainda não o disponibilizámos nas nossas unidades, pois estamos a trabalhar alguns produtos, nomeadamente os molhos, no sentido de eliminarmos o glúten dos mesmos e assim, alargar o leque de escolha dos nossos produtos que são isentos de glúten. Assim que esse trabalho estiver concluído disponibilizaremos, então, o folheto final com o menu informativo para celíacos.
Relativamente à situação espanhola, esse trabalho foi feito mais rapidamente com o fornecedor local. Poderíamos ter optado por utilizar o fornecedor espanhol, mas como empresa portuguesa que somos, preferimos continuar a apostar no nosso fornecedor nacional.
Essa é a razão que explica que em Espanha já exista um menu informativo detalhado sobre os nossos pratos isentos de glúten e em Portugal ainda não.
Estamos com elevadas expectativas que este trabalho estará concluído muito em breve, até porque este é um assunto que tem merecido destaque nas nossas prioridades.
Uma vez concluído, enviaremos toda a informação actualizada para a Associação Portuguesa de Celíacos e o menu detalhado será disponibilizado em todas as nossas unidades em Portugal."

domingo, 6 de maio de 2012

Primeiro aniversário

Faz hoje um ano que este blog teve início. O feedback que tive ultrapassou em muito as minhas expectativas, pelo que queria aproveitar para agradecer a todos os que o seguem, visitam e comentam. E, já sabem, qualquer dúvida, sugestão ou comentário, são sempre bem-vindos na caixa de comentários ou no email do blog, vidassemgluten@gmail.com .

Aproveito também, sendo hoje Dia da Mãe, para desejar a todas as mães, e, em particular, às mães que lidam com as restrições alimentares dos seus filhos de maneira sempre tão dedicada, um Feliz Dia da Mãe!

Imagem retirada da Net

sexta-feira, 4 de maio de 2012

"Iogurte" de abacate

No seguimento do post anterior, aproveito para divulgar uma das últimas receitas a fazer sucesso lá em casa, e que, não tendo glúten, também visa ajudar nas dietas sem leite: um "iogurte" que em nada deve ao original, à base de abacate. A receita veio daqui e foi adaptada da seguinte maneira:

Ingredientes:
1/2 abacate maduro
1 colher de chá de vinagre de cidra
5 a 6 morangos
Mel a gosto
Canela a gosto

No copo da trituradora coloque a polpa do abacate temperada com o vinagre, os morangos limpos e arranjados e o mel, e desfaça tudo até obter uma consistência cremosa.

Sirva numa taça com canela por cima, ou leve ao frigorífico um pouco antes de servir, para um toque mais próximo ao original.

Esta receita é muito versátil e pode ser realizada com outras frutas, como pêssegos, mirtilos ou pêras no lugar dos morangos, por exemplo.





















quarta-feira, 2 de maio de 2012

Manteiga de coco

Uma receita tão fácil, tão fácil que até parece magia: o meu marido nem acreditava que, de coco ralado, pudesse surgir esta "manteiga" cremosa. Uma boa alternativa à manteiga para quem não consome lactícinios, seja para espalhar no pão, seja para cozinhar. Receita daqui.

Ingredientes:
300 gramas de coco ralado (usei marca Continente)

Coloque o coco no copo da trituradora (usei o acessório para liquidificar que vem com o meu robot de cozinha Kenwood) e ligue o aparelho a velocidade média/alta, durante 15 minutos, ou até o coco liquidificar. Páre de tempos em tempos para raspar o coco que fica nas paredes do copo.

Quando a manteiga estiver pronta, passe para um frasco limpo e deixe solifidicar à temperatura ambiente. Se preferir, pode colocar uma a duas colheres de chocolate em pó (ou farinha de alfarroba), antes da manteiga solidificar, para uma alternativa à Nutella.










































Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...