A juventude celíaca da Europa abriu uma petição para aumentar as opções sem glúten nos restaurantes de fast-food, nomeadamente o McDonalds. Esperam assim juntar a força dos números à força da razão para que todos os celíacos e sensíveis ao glúten na Europa possam ter as mesmas opções. São 10000 assinaturas e ainda vão nas duas mil e poucas. Eu e o filho mais velho já assinamos, deixo o repto a quem me lê.
segunda-feira, 30 de maio de 2011
sexta-feira, 27 de maio de 2011
E-book sobre a doença celíaca
Recebi o seguinte e-mail da APC, aproveito para divulgar a iniciativa (de louvar):
"No seguimento da parceria com a MODELO CONTINENTE HIPERMERCADOS (MCH), e para assinalar o dia de hoje, a APC e a MCH desenvolveram um e-book sobre a doença celíaca de forma a alertar toda a população que desconheçe esta patologia e seu tratamento.
Pode consultar, e reencaminhar a todos os seus contactos, o e-book sobre a Doença Celíaca em: http://www.hipersaudavel.continente.pt/?area=livros_educativos."
Pode consultar, e reencaminhar a todos os seus contactos, o e-book sobre a Doença Celíaca em: http://www.hipersaudavel.continente.pt/?area=livros_educativos."
Estrelas de Bruxelas
Os Speculoos são umas bolachas belgas (que não as "Belgas") que conheci um dia quando me apareceu uma bolacha solítária a acompanhar o chá que tinha pedido no Le Perroquet, um pequeno restaurante no centro de Bruxelas. Alguns anos depois encontro a receita da versão sem glúten no blog Chef Sans Gluten quando estava a pesquisar receitas de massa areada... não resisti a experimentar. Para quem gosta de especiarias, são perfeitos.
Speculoos
Ingredientes:
100 gramas de manteiga mole
100 gramas de açúcar de cana
50 gramas de açúcar em pó
1 colher de sopa de leite
1 gema de ovo
170 gramas de farinha sem glúten
8 gramas de fermento
5 gramas de canela em pó
2,5 gramas de mistura de especiarias (misturar bem 14 gramas de canela, 7 gramas de cardamomo*, 5 gramas de gengibre e 7 gramas de cravinho e guardar num frasco fechado)
Amoleça a manteiga com uma espátula. Adicione os açúcares e misture bem. Junte o leite e a gema de ovo . Entretanto, misture a farinha, o fermento em pó, as especiarias e canela e junte ao preparado anterior. Misture bem.
Coloque a massa em filme transparente e deixe no frigorifico durante, pelo menos, uma hora, duas de preferência.
Pré-aqueça o forno a 170 ° C com a ventoinha ligada (nos fornos que a tem, claro).
Estenda a massa com o rolo até uma espessura de meio centímetro e corte com as forminhas que preferir. Coloque num tabuleiro com tapete de silicone ou untado e leve ao forno por 15 minutos.
PS: Hoje é o Dia Nacional do Celíaco- boas refeições sem glúten!
* O cardamomo não é fácil de encontrar: ou se vai a mercearias indianas no Martim Moniz ou ao El Corte Inglés, não sei de mais nenhum sítio que o venda.
terça-feira, 24 de maio de 2011
Farinhas sem glúten
Até agora usava fécula de batata importada da Alemanha, visto que, como já mencionei, as marcas nacionais que comercializam este produto não garantem a não contaminação. Numa ida ao Intermarché a semana passada, encontrei a marca Nutry da Grande Porto cujos produtos incluem a farinha de arroz e a fécula de batata, entre muitos outros. Ora a farinha de arroz eu faço na minha fiel Kenwood, mas a fécula de batata fez-me ligar as antenas. Na embalagem não havia menção de alergéneos, de modo que não comprei, mas fixei o nome e procurei na Net. No site que encontrei deixei um pedido de informação para que me confirmassem a isenção de glúten nesses produtos. Dois dias depois, a resposta chegou:
"Vimos por este meio informar que a farinha de arroz e a fécula de batata embaladas nas nossas instalações são isentas de glúten."
Liguei para a pessoa que me tinha enviado o email para mais esclarecimentos e fiquei a saber que a farinha de arroz e fécula de batata são sujeitas a análises pelo produtor que comprovam a isenção de glúten. Nas instalações da Grande Porto são embaladas à parte, pelo que não existe o risco de contaminação cruzada. Assim, parece-me que já não preciso de encomendar mais fécula aos alemães...
Update (26/02/2013)
A marca Ceifeira da Atlantic Meals dispõe, na sua gama de produtos, de farinha de milho e arroz cuja embalagem tem um rótulo que lê "Isento de Glúten".
Da mesma maneira, a Globo oferece fécula de batata com a inscrição "Sem Glúten" na embalagem.
segunda-feira, 23 de maio de 2011
McDonalds sem glúten
Mais uma vez, a Espanha vai à nossa frente: a partir de amanhã, a McDonalds vai servir hamburgueres em pão sem glúten. Não é de todo uma boa opção nutricional mas custa-me estar sempre a negar um happy meal ao meu filho; gostava de poder ter a opção de, uma vez por outra, poder dizer sim. A notícia aqui.
Já escrevi à McDonalds cá do burgo a perguntar para quando esta mesma opção em Portugal... façam o mesmo aqui.
Update- Agosto de 2011, continuo à espera de resposta... parece que o apoio a (futuros) clientes da McDonalds anda a falhar.
Já escrevi à McDonalds cá do burgo a perguntar para quando esta mesma opção em Portugal... façam o mesmo aqui.
Update- Agosto de 2011, continuo à espera de resposta... parece que o apoio a (futuros) clientes da McDonalds anda a falhar.
Panquecas rápidas
O pequeno almoço de domingo consistiu em panquecas... de pacote. Sem glúten, integrais, à venda no Espaço Bio. Um pouco de leite e um ovo depois, o pequeno-almoço estava pronto, regado com maple syrup (xarope de àcer, à venda no Celeiro) como manda a tradição e mirtilos a acompanhar. Saudável e rápido, fica a dica.
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Pão, pan, pain, pane, brot, bread...
Eureka! Cheguei ao pão sem glúten que reproduz (quase) na perfeição o pão dito normal. Pelo menos, eu estou satisfeita... e como uma imagem vale mil palavras:
Pão Bijou
Ingredientes:
14 gramas de fermento seco activo
600 ml de água morna
1 1/2 colher de chá de sal
530 gramas de farinha sem glúten
1 clara de ovo levemente batida com uma colher de sopa de água
Pré-aqueça o forno a 230 graus. Polvilhe o seu tabuleiro com farinha de milho (opcional caso use tapetes de silicone) e reserve.
Num copo, misture o fermento e 120 ml de água morna para activá-lo e deixe descansar por cinco minutos ou até que se forme 2cms de espuma.
Na tigela da sua batedeira coloque a restante água, junte o fermento e acrescente depois a farinha e o sal, e bata na velocidade alta durante cinco minutos.
A massa, que deverá ter a consistência de um creme espesso, deverá ser colocada em colheradas no tabuleiro. Com as mãos molhadas, modele as colheradas de massa até ficarem redondas. Deixe levedar por 15 a 20 minutos e pincele com a mistura de clara de ovo com água.
Coloque no forno, enquanto põe aí também 4 cubos de gelo, ou um pequeno tacho de água fervida, ao fundo. Coza por 20 minutos, a 230 graus.
Passado esse tempo, reduza para 190 graus e coloque mais 4 cubos de gelo. Deixe cozer por mais 10-15 minutos. A crosta deve ficar dourada e sólida. Deixe arrefecer numa rede para bolos.
Num copo, misture o fermento e 120 ml de água morna para activá-lo e deixe descansar por cinco minutos ou até que se forme 2cms de espuma.
Na tigela da sua batedeira coloque a restante água, junte o fermento e acrescente depois a farinha e o sal, e bata na velocidade alta durante cinco minutos.
A massa, que deverá ter a consistência de um creme espesso, deverá ser colocada em colheradas no tabuleiro. Com as mãos molhadas, modele as colheradas de massa até ficarem redondas. Deixe levedar por 15 a 20 minutos e pincele com a mistura de clara de ovo com água.
Coloque no forno, enquanto põe aí também 4 cubos de gelo, ou um pequeno tacho de água fervida, ao fundo. Coza por 20 minutos, a 230 graus.
Passado esse tempo, reduza para 190 graus e coloque mais 4 cubos de gelo. Deixe cozer por mais 10-15 minutos. A crosta deve ficar dourada e sólida. Deixe arrefecer numa rede para bolos.
![]() |
| A massa depois de batida |
| Os pães antes de irem ao forno |
![]() |
| A leitora Damares Bernardo experimentou esta receita e gostou tanto que quis partilhar os seus lindos pães. Obrigada Damares! |
Férias sem glúten
Numa altura em que se aproximam as férias de Verão e, apesar da "Crise", queria deixar uma dica para aqueles que ainda não sabem onde ir, ou por falta de dinheiro, ou porque tem receio de que férias=incumprimento da dieta. Tivemos este dilema no primeiro Verão a seguir ao diagnóstico; uma pesquisa em sites espanhóis, apontou-nos no caminho da cadeia Playa Senator. Esta cadeia tem um acordo com a FACE, a associação de celíacos espanhóis, que lhe dá formação e reconhece como uma opção segura para férias.
Estivemos num hotel da cadeia em Cadiz quase uma semana em Junho de 2008 e, além de termos pago menos do que numa opção nacional, o miúdo teve sempre pratos sem glúten à escolha. Apenas tivemos que mencionar a condição dele aquando da reserva e correu tudo muito bem. É uma opção particularmente interessante para famílias com crianças pequenas pois neste hotel em particular tínhamos praia, piscina e actividades infantis. Fica a dica...
Subscrever:
Mensagens (Atom)






