INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Voltando aos bolos de arroz

Depois das receitas de pão e dos croissants, são as receitas de bolos de arroz que nunca são demais. Esta última versão que experimentei é talvez a mais fácil pela simplicidade dos ingredientes e de execução. Os miúdos lá de casa gostaram tanto desta versão como das demais, pelo que não poderia deixar de a partilhar. Usando leite vegetal, esta versão é também, além de isenta de glúten, isenta de lacticínios.
A única dificuldade poderá ser, como sempre, adquirir os aros e as fitas de papel, mas que se encontram habitualmente à venda nas lojas de produtos para pastelaria.

Ingredientes:
100 gramas de leite/leite vegetal
100 gramas de azeite
3 ovos M
100 gramas de açúcar
Raspa de ½ limão
150 gramas de farinha de arroz A Ceifeira
75 gramas de Maizena
15 gramas de fermento em pó
1 pitada de sal

Misture as farinhas com o fermento e o sal. Reserve.

Na cuba da sua batedeira, misture os restantes ingredientes, batendo até obter uma textura homogénea. Aos poucos e com a batedeira a funcionar, acrescente as farinhas reservadas e bata até estar bem misturado.

Deixe a massa repousar no frigorífico durante, pelo menos, 30 minutos. O choque térmico ao entrar posteriormente no forno irá ajudar a que a massa seja impulsionada para cima, ie, a crescer.

Passado este tempo, coloque os aros dos bolos de arroz num tabuleiro coberto com papel vegetal e polvilhado com farinha de arroz. Coloque as fitas de papel dentro dos aros e encha as formas até 2/3; termine polvilhando os bolos de arroz com açúcar. Leve ao forno pré-aquecido a 230ºC, baixe para 210ºC e deixe cozer durante 18 a 20 minutos, até terminarem de cozer e dourarem.

Retire do forno e deixe arrefecer uns minutos antes de desmoldar.



























Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...