Tivemos a sorte de receber recentemente uma tortilladora vinda directamente do México. Para quem gosta de tortillas, como nós lá em casa, é um grande presente... Se estão a perguntar o que é uma tortilladora, é um pequeno (mas pesado) aparelho que os mexicanos usam para acelerar o processo de produção das tortillas- semelhante a uma prensa, transforma pequenas bolas de massa em finos discos. É essencial para fazer tortillas? Não, mas dá muito jeito: quem não tem, pode sempre usar o rolo de estender ou achatar as bolas de massa com a ajuda de uma frigideira.
O passo seguinte foi encontrar a farinha certa para fazer as famosas tortillas de maíz. No México e nos Estados Unidos usam a harina masa da marca Maseca que é específica para fazer este tipo de comida (a nossa farinha de milho não dá o mesmo resultado). Nesses países, a marca Maseca garante a isenção de glúten, mas a embalagem que encontrei em Espanha dizia que podia conter vestígios de trigo (provavelmente por problemas de contaminação na moagem da fábrica italiana que a produz para a Europa).
Deste modo, como quem não tem cão, caça com gato, optei por trazer farinha de milho branco da marca PAN que agora já é isenta de glúten. Apesar de nao serem bem a mesma coisa, usei a mesma receita das tortillas mexicanas e funcionou muito bem, ainda que o sabor seja diferente. Entretanto, já verifiquei que a marca Bob's Red Mill tem masa harina com garantia de isenção e já tratei de a encomendar para experimentar.
Ingredientes:
2 chávenas de farinha
1 1/2 chávenas de água
1 pitada de sal
Junte os ingredientes numa tigela e amasse com as mãos até obter uma bola de massa lisa. Divida em pequenas bolas com cerca de 55 a 60 gramas e achate-as em pequenos discos (como referido em cima, com o rolo, a parte de trás de uma frigideira ou uma tortilladora- caso use esta última, coloque um plástico entre as placas para melhor remover a massa).
Numa frigideira coza as tortillas, 30 segundos a 1 minuto de cada lado, até estas incharem. Guarde-as num pano limpo enquanto não termina, para não secarem. Recheie a gosto- já usamos bifanas desfiadas de uma vez, e noutra frango salteado com guacamole.
1 comentário:
Fantástico. Que sorte ... bom proveito! Vamos querer ver fotos dessas novas receitas de recheios ...
Enviar um comentário