INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



terça-feira, 26 de maio de 2015

Crowdfunding na doença celíaca

Imagem retirada da Net
A plataforma espanhola de crowdfunding Precipita, da Fundação Espanhola para a Ciência e Tecnologia, tem a decorrer, entre as suas várias campanhas, uma iniciativa intitulada "Novo Método de Diagnóstico de Celíacos", promovida pelo Hospital Clínico San Carlos de Madrid. Como qualquer outra campanha de crowdfunding, pretende juntar donativos particulares para financiar a pesquisa de novos métodos de diagnóstico de doença celíaca.

O seu propósito, tal como explicado por eles, é: "O nosso grupo de pesquisa tem como objectivo desenvolver novos métodos de diagnóstico da doença celíaca, especialmente destinados a pacientes com características atípicas ou que não satisfazem todos os critérios diagnósticos actuais e que, portanto, é provável que hoje não estejam a ser diagnosticados com esta doença. Também pretendemos desenvolver um método para diagnosticar os indivíduos que começaram uma dieta sem glúten o que, no futuro, poderia impedir a realização de biópsia duodenal."

Esta investigação é deveras importante para todos os que encaixam no perfil celíaco, mas que não preenchem na totalidade o painel diagnóstico actual. O paciente não sabe se faça a dieta, o médico não aconselha nem desaconselha, e a dieta, quando se faz, faz-se sem certezas ou com poucos cuidados, contribuindo para que o mau-estar piore e se prolongue.

O valor mínimo a atingir era dois mil euros, o que já foi ultrapassado, e o valor máximo vinte mil euros, sendo que os objectivos serão mais especializados quanto maior for o valor recolhido. Apesar de ser uma iniciativa espanhola, o seu objectivo, caso seja cumprido, poderá beneficiar todos os celíacos por diagnosticar, independentemente da sua nacionalidade. Quem estiver interessado em fazer uma doação, primeiro deve registrar-se no site Precipita e o pagamento será processado via cartão de crédito. O valor mínimo para doações são cinco euros. Para mais informação, é favor consultar a página web.


1 comentário:

Avelã disse...

É muito interessante! E este tipo de projecto é sempre bem vindo, é um assunto demasiado pouco mediático, geralmente, e pode causar sério mal-estar. É de louvar a pesquisa, se toda a gente se empenhasse tanto nestas coisas como em ganhar dinheiro a medicina já teria progredido muito mais :P

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...