INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Carta ao professor

Imagem retirada da Net
No início de mais um ano escolar, aumentam as preocupações dos pais cujos filhos têm restrições na dieta, especialmente se vão para uma escola nova ou se vão ter um professor novo. Para aliviar essa preocupação, a mãe do Jack, a autora do blog Raising Jack with Celiac, já aqui referido, escreveu uma carta tipo minuta para a professora do seu filho a alertá-la para a dieta sem glúten. Pareceu-me uma carta bem estruturada e informativa, pelo que a adaptei ligeiramente e publico-a no post de hoje à laia de minuta para pais que estão a lidar com esta situação.


"Caro/a Professor/a,

Esta carta é para informá-lo de que o/a nosso/a filho/a (nome) tem doença celíaca. A doença celíaca é uma doença autoimune em que, quando o glúten é ingerido, este provoca danos no corpo. Nos últimos anos, o/a (nome) tem seguido um estilo de vida sem glúten. Uma dieta sem glúten para celíacos, é como a insulina para os diabéticos. É o que mantém o/a (nome) saudável.

O glúten é uma proteína que se encontra no trigo, centeio e cevada. Encontra-se também numa grande variedade de alimentos - de biscoitos, pães, massas, cereais, doces, salgadinhos e muito mais. Como a doença celíaca não é uma alergia, o/a (nome) não estará em perigo imediato, mas se ele ingerir glúten devido a contaminação cruzada ou caso coma algo acidentalmente que contenha glúten, ele provavelmente vai sofrer de dor de estômago, assim como fadiga, diarreia e dor de cabeça. (colocar outros sintomas adequados à sua situação)

Como o/a (nome) só tem … anos, ainda estamos a aprender os sinais e sintomas da exposição acidental ao glúten. Assim, precisamos de ter a certeza de que o/a (nome) evita o glúten completamente.

Dito isto, eu quero que o/a (nome) tenha um excelente ano escolar e não tenho nenhuma dúvida de que você também. Gostaria de compartilhar algumas coisas que irão ajudá-lo/a na sala de aula e as informações que me fornecer, vão ajudar-me a preparar-me para os próximos eventos da escola:

Contaminação Cruzada - De migalhas de glúten, a materiais de arte / artesanato, e plasticina (que pode conter trigo) - é importante estar ciente do que rodeia o/a (nome) e a sua superfície de trabalho. Em relação à plasticina, eu posso providenciar uma marca sem glúten assim como os instrumentos para a manusear e que deverão ser mantidos separados dos demais. Devido à contaminação cruzada, por favor, encoraje a lavagem frequente das mãos.

Aniversários – agradecia que me informasse como pretende comemorar os aniversários - se uma vez por mês ou se as crianças serão autorizadas a trazer bolos para os seus aniversários. Isto irá permitir-me preparar-me adequadamente e ter algo para o/a (nome) nos dias em que são trazidas guloseimas especiais. Se as crianças estão autorizadas a trazer bolos, poderia fornecer-me uma lista de aniversários, por favor?

Celebrações especiais - Magusto, Natal, Páscoa, etc.: agradecia que me comunicasse quando irão decorrer, pois irei providenciar a alimentação do/a (nome).

Visitas de estudo – da mesma maneira, agradecia informações antes de qualquer visita de estudo: que actividades irão decorrer (artesanato, etc.) e se haverá guloseimas especiais, para que eu possa enviar algo livre de glúten, se necessário.

Finalmente, se tiver alguma dúvida sobre a dieta do/a (nome) ou tem uma pergunta sobre se ele/a pode comer um determinado alimento, por favor, não hesite em telefonar-me. (Fornecer número de telefone)

Se gostaria de saber mais sobre a doença celíaca, pode consultar os seguintes links:
(inserir links)

Muito obrigado pela sua colaboração!

Atenciosamente,

(assinatura)"

2 comentários:

Ana Pimenta disse...

Lucente, um muito obrigada hiper útil como sempre. E como só juntos poderemos criar um mundos em glúten mais seguro para todos irei partilhar nas pastas de documentos do grupo “Viva sem glúten Portugal”_Grupo fechado
http://www.facebook.com/groups/193957857371479/
, bem como assim que tiver oportunidade na sua pagina educativa aberta ao público https://www.facebook.com/vivasemglutenportugal Um muito obrigada como sempre pela ótima e produtiva colaboração!

Lucente disse...

Obrigada eu Ana!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...