INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



sábado, 8 de junho de 2013

Donuts sem glúten

Aqui está a receita que é sempre um sucesso com os miúdos, aquele doce que é de tão fácil acesso na sua versão com glúten, mas que é raro encontrar apto para uma dieta sem glúten: o donut. Não sendo um alimento saudável, é aquele pequeno luxo que, consumido ocasionalmente, ilumina um lanche para crianças. Usando esta receita como base, adaptei-a também para experimentar um pequeno truque que encontrei recentemente: batatas cozidas e esmagadas. Acrescentá-las a qualquer receita de pão sem glúten, assim como a àgua em que cozeram,  garante uma textura fofa e que permanece húmida durante 2 a 3 dias. Tinha experimentado isto com a receita do pão de forma com sucesso, e quis agora tentar com a receita de donuts. Faz certamente a diferença.

Ingredientes:
200 gramas de farinha Schar Mix B
50 gramas de farinha de grão de bico
100 gramas de batatas cozidas e esmagadas
1 gema de ovo
50 gramas de margarina/manteiga derretida
75 gramas de açúcar
15 gramas de fermento fresco Levital
180 ml de água de cozer as batatas
1 vagem de cardamomo (opcional)

Dissolva o fermento na água de cozer as batatas (já morna). Reserve.

Abra a vagem de cardamomo, retire as sementes que estão no seu interior e junte-as numa tigela com a margarina, o açúcar e a gema.

Na cuba da sua batedeira, misture bem as farinhas e junte-lhe a mistura com a manteiga. Bata bem até obter uma massa areada e acrescente aos poucos a água com o fermento, até a massa ficar homogénea. Cubra a cuba com um pano húmido e deixe a levedar num local morno durante uma hora.

A massa poderá então ser cortada em donuts, mas o ideal é que descanse 12 horas (ou durante a noite) no frigorifíco para melhorar a sua textura. Estique-a então entre duas folhas de papel vegetal até uma espessura de 1,5 centímetro e corte os donuts com um molde específico, como este (não sendo possível use uma malga e uma tampa de garrafa).

Tape os donuts com papel transparente e deixe levedar em local morno até dobrarem de volume. De seguida, frite-os em óleo vegetal não muito quente, um minuto de cada lado, e coloque sobre papel absorvente. Pode decorá-los com uma cobertura de chocolate, uma calda de açúcar ou, simplesmente, com açúcar em pó e canela.

Esta receita rende 16 unidades.

Cobertura de chocolate
Ingredientes:
30 ml de leite/ leite vegetal
55 gramas de margarina/manteiga
10 gramas de geléia de milho/arroz
75 gramas de chocolate em barra
1 colher de chá de essência de baunilha
100 gramas de açúcar em pó

Numa panela, derreta a margarina com o leite, a geléia e a baunilha. Mexa bem, baixe o lume e junte o chocolate até este derreter. Desligue o lume e junte o açúcar em pó, mexendo sem parar até este estar bem dissolvido. De seguida, cubra os donuts, retirando o excesso; caso queira colocar enfeites, espalhe-os de seguida sobre a cobertura de chocolate para que estes adiram bem.










7 comentários:

Lipita disse...

Que ilumina um lanche para crianças e não só. Que bom que é saborear um belo donut e estes têm, de facto, muito bom aspeto!! devem ter ficado deliciosos e bem fofos, com esta dica das batatas cozidas esmagadas, não conhecia. Esta receita vou certamente experimentar. Obrigada.

Lucente disse...

Obrigada! Realmente, as batatas fazem a diferença pois os donuts sem elas não ficam tão fofos.

Margarida Freitas disse...

Já tenho programa para o feriado :) estes têm um aspeto irresistível mesmo (os meus certamente não ser tão perfeitinhos, mas conta a intenção :P)...

Obrigada pela partilha e pela nova dica :)

Lucente disse...

Obrigada eu, Margarida, pelas simpáticas palavras, espero que a experiência corra bem!

Cozinhar sem Lactose disse...

Olá! Acabei de vir ter aqui através do ebook 31 receitas. Como tenho um blogue para intolerantes à lactose ( e eu própria sou intolerante), tenho sempre curiosidade, simpatia e respeito por outras intolerâncias. Gostei de conhecer o blogue, convido-a a conhecer o meu, onde tenho também algumas receitas em glúten.

Beijinhos e até breve!


http://cozinharsemlactose.blogspot.pt/

Lucente disse...

Obrigada pela visita, Cozinhar Sem Lactose! Vou certamente referenciar o seu blog às várias pessoas que conheço que têm intolerância à lactose. Continue o bom trabalho!

Ameixinha disse...

Comi um destes aquando do piquenique e gostei muito. Vou guardar a receita e testar, para ver se tenho jeito para os donuts ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...