Decidi, finalmente, experimentar uma receita do livro do Lidl. Estava com pouco tempo, logo não poderia ser algo complicado. Como tinha algumas framboesas congeladas, optei por esta receita, fiz algumas alterações e saiu bastante bem.
Ingredientes:
160 gramas de farinha sem glúten (optei por Doves Farm Self-Raising White Flour, que já contém fermento para bolos)
100 gramas de farinha de trigo-sarraceno
1/2 colher de chá de canela moída
60 gramas de farinha de amêndoas
150 gramas de framboesas congeladas
2 ovos
170 gramas de açúcar mascavado claro
100 ml de óleo vegetal
1 colher de chá de essência de baunilha
1 iogurte natural
Misture as farinhas com a canela e junte fermento para bolos caso a farinha sem glúten da sua escolha não o traga já incorporado. Reserve.
Na cuba da sua batedeira, misture bem os ovos com o açúcar, o óleo, a baunilha e o iogurte. Junte a farinha reservada aos poucos, até obter uma mistura homogénea.
Junte as framboesas à massa delicadamente, até incorporar. Unte as formas de queques (ou use formas de papel) e encha até 2/3 da capacidade. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 a 25 minutos até dourar.
Deixe arrefecer em cima de uma grelha.
3 comentários:
Tenho dificuldade de encontrar estas farinhas de trigo sarraceno, amendoas, castanhas...
Além do Celeiro, que em várias lojas não as tem disponiveis, alguma sugestão na zona Norte (Porto)?
Obrigada
Sofia,
A farinha de castanha está à venda no El Corte Inglés, a farinha de amêndoas existe em vários hipermercados sob a forma de amêndoa em pó (convém contactar o Apoio ao Cliente para verificar se não houve contaminação cruzada), e a farinha de trigo sarraceno, isenta de glúten, só conheço da Bauckhof, que só vende no Celeiro. Pode, em alternativa, encomendar a partir da Amazon UK, seleccionando a Free Super Saver Delivery que, a partir de 25 libras, não cobra portes. Outra alternativa é o site alemão Querfood que vende todo o tipo de farinhas certificadas e os portes custam 10 euros, sem limite de peso (se conhecer mais alguém interessado em comprar, podem dividir o custo dos portes).
Óptimo! É informação muito util! Obrigada!
Enviar um comentário